O lançamento da IV Edição da Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié – Felisquié, que acontece no Museu de Arte da Bahia, Corredor da Vitória, no dia 15 de outubro às 18h terá a participação de duas mulheres de grande relevância no cenário cultural brasileiro: a atriz Ana Cecília Costa e a cineasta Carollini Assis. Elas vão compor à Mesa “Adaptações de Obras Literárias para os Palcos e para as Telas”.
A atriz Ana Cecília Costa fará uma exposição sobre as suas atuações em peças, filmes, minisséries e novelas. Formada em teatro e Cinema, com mestrado em Comunicação, Ana Cecília nasceu em Jequié e atuou nas novelas da TV Globo: Órfãos da Terra, Cordel Encantado e Joia Rara; participou do filme Capitães da Areia e das peças de teatro O Sumiço da Santa e Teresa D´Avila. Ana também foi assistente de direção dos longas metragens Bad Boy e Eclipse e dirigiu o curtametragem O Casamento em 2003 e os videosclipes Go tell e São Francisco da cantora Katia Dotto.
A cineasta Carollini Assis transita por linguagens diversas: o jornalismo, o cinema e a literatura. Formada em jornalismo, com especialização em TV e vídeo, Carollini foi diretora da Associação Baiana de Cinema e Vídeo, presidente do Colegiado Setorial do Audiovisual da Bahia. Em 2012, ganhou o Prêmio Lauro de Freitas de Literatura, com o conto O Canto do Silêncio. No evento de lançamento da Felisquié em Salvador, ela vai falar sobre o roteiro de adaptação para as telas do livro Anésia Cauaçu de Domingos Ailton, sobre a sua viagem ao Sertão de Jequié e a descoberta dos locais onde viveram os personagens do romance. O autor da obra, o jornalista e escritor Domingos Ailton será o mediador do evento intitulado “Mesa de Conversa”, que também contará com a presença do filósofo Luciano Costa e do poeta Valdeck Almeida.
O início da programação oficial da Felisquié será na Câmara de Vereadores em Jequié no dia 28 de novembro e terá a “Leitura”, como tema principal. Os escritores Luís Cotrim, Pacífico Ribeiro, Wilson Novaes, Heleusa Câmara e o cineasta Glauber Rocha serão os principais homenageados. A Felisquié encerra em 1º de dezembro.
A IV Edição da Felisquié é uma realização da Cotoxó Comunicação e Consultoria em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, Instituto do Patrimônio Artístico e Cutural da Bahia – IPAC, Museu de Arte da Bahia, Secretaria Estadual de Educação da Bahia e UESB, através da Pró-Reitoria de Extensão – Proex e dos projetos e programas Estação da Leitura e Páginas Formando Leitores.
SERVIÇO: Lançamento em Salvador da FELISQUIÉ – IV Edição da Festa Literária Internacional do Sertão de Jequié e do livro Anésia Cauaçu de Domingos Ailton
ONDE: Museu de Arte da Bahia, Avenida Sete de Setembro, 2440, Corredor da Vitória. O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição prévia.
▶Preço do livro Anésia Cauaçu: R$ 40,00
QUANDO:
15 de outubro, terça-feira, às 18h.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Domingos Ailton – WhatsApp: (73) 99855 4323
PROGRAMAÇÃO:
Lançamento da Felisquié em Salvador – O Sertão Visita o Mar
Apresentação – Domingos Ailton – Escritor, jornalista, professor e curador da Felisquié
18h – Abertura – Homenagem ao Dia do Professor com o historiador Émerson Pinto de Araújo
18h20 – Mesa-redonda – Adaptações de Obras Literárias para os Palcos e para asTelas
Palestrantes: Ana Cecília Costa (atriz) e Carollini Assis (cineasta)
19h20 – Roda de Conversa sobre filosofia e poesia
Palestrantes: Luciano Costa (filósofo) e Valdeck Almeida (poeta)
20h20 – Lançamento do livro Anésia Cauaçu do jornalista e escritor Domingos Ailton