Contatoelibiaportela@gmail.com

Noite Feliz!

O Natal é a solenidade cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo. A data para sua celebração é o dia 25 de Dezembro, pela Igreja Católica Romana e, o dia 7 de Janeiro, pela Igreja Ortodoxa. (Fonte- Wikipédia).

Costumes populares modernos típicos do feriado, incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas Natalinas, comemorações na Igreja, Refeições Especiais, e a exibição de decorações diferentes; incluindo as Árvores de Natal bem decoradas e iluminadas com pisca–pisca e muitas alegorias, como bolas e guirlandas. Quanto a mesa, combine sempre a decoração com o ambiente. Use  toalhas de mesa com cores que evocam o Natal. Porém, se a sua  mesa possui detalhes atraentes, deixá-la ter um lugar de destaque é o mais recomendado. Outra opção, é não usar toalhas na mesa, e sim, jogos americanos deixando assim, que ela seja o foco da festa.  Depois de tudo bem cuidado, vamos agora lembrar que os nossos convidados e familiares estão presentes, para uma refeição especial regada de muitas delícias. Deixo para todos,  algumas receitas práticas para que possamos curtir esta noite com mais alegrias! É sempre bom manter alguém preparado para que possa lhe ajudar na hora do serviço pois, nem tudo podemos deixar pronto com muita antecedência. Feliz Natal!

Salada Especial – Arrume em um prato:  Mix de folhas rasgadas ( alface americana, crespa, lisa, rúcula ), tomates cerejas cortados ao meio,  azeitonas pretas sem caroços, palmito picado, queijo Mussarela de búfala em cubinhos, nozes  picadas, presunto defumado cortado em cubos, alguns morangos picados e buquês de brócolis cozidos no vapor. Polvilhe todos com Queijo grana Padano, ralado na parte grossa do ralo. Para o molho: 30 ml de azeite de oliva, 30 ml de mostarda em pasta, 20 ml de mel, 15 ml de aceto balsâmico, algumas alcaparras, sal e pimenta a gosto. Misture todos e sirva á parte, numa molheira.

Peru NatalinoIngredientes: 1peru grande (aproximadamente 6 kilos), 1 colher (sopa) de sal, 6 colheres (sopa) de suco de limão, 6 dentes de alho amassados, 1 colher (chá) de pimenta-do-reino, 1 colher de sobremesa de tomilho, 100ml  de vinho branco seco, 4 colheres (sopa) de azeite de oliva, 10 fatias de toicinho defumado( bacon).

Modo de fazer: Comece a preparar o peru na véspera. Limpe bem por dentro e por fora. Coloque-o numa bacia de cozinha, cubra com água fria, junte o suco de 2 limões e deixe de molho por cerca de 2º min.  Enquanto isso, em outro recipiente combine o alho, tomilho,  pimenta, azeite , vinho. Retire o peru  da água e enxugue bem com papel-toalha. Esfregue os temperos por dentro e por fora da ave. Coloque-a numa tigela, envolva-o em filme plástico e deixe na geladeira até o dia seguinte. Na hora de preparar, pré-aqueça o forno em temperatura alta (220º).Coloque a ave, prendendo as asas , cruzando e amarrando as pernas. Sobre o peito do peru, coloque as tiras do toicinho, cubra com papel de alumínio e leve para assar em forno preaquecido, por 1 hora. Retire o papel alumínio, e deixe no forno para acabar de assar e ficar bem dourado. Enquanto o peru assa, prepare o molho.

Molho: 3 colheres (sopa) de manteiga  , 2 colheres (sopa) de cebola picada, 1 ½ xícara de chá do caldo do peru eu ficou na assadeira ( peneirado), frutas secas, ( ameixas, damascos, e maçãs) . Tempere tudo com uma pitada de   noz-moscada a gosto. Numa panela, derreta a manteiga e junte as frutas secas, salteando por alguns minutos. Tempere com sal e noz-moscada a gosto. Acrescente o caldo que se forma na assadeira ( passado por peneira, e encorpe com um pouco de amido dissolvido em um pouco de água. ( molho espesso, ponto de xarope). Sirva numa  molheira.

Farofa Crocante –  Ingredientes: Use o Bacon que assou o peru, 1 cebola ralada, 1 xícara de chá de  farinha de pão , 250 g de Granola, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 colher de chá de salsinha desidratada,  duas colheres de sopa de queijo parmesão ralado, Sal a gosto. Modo de fazer: Pique o bacon em cubos pequenos e coloque em uma frigideira. Acrescente a manteiga, cebola e deixe dourar. Logo depois, coloque a farinha de pão e Granola misturando bem.

Tornedor com crostas de castanhas, ao molho de CogumelosParte central do Filé Mignon cortado em discos grossos com (cerca de 180 g cada, com 3 cm de altura). Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino negra, moída na hora (a gosto).  Aqueça bem uma frigideira com um pouco de manteiga e azeite. Doure a carne, virando-a, para que esteja toda dourada. Transfira os filés para uma assadeira, coloque porções da mistura para a Crosta, sobre cada filé,  e cubra com  queijo Provolone ralado grosseiramente. Leve ao forno e asse de 5 a  7 minutos ou até que a superfície esteja  dourado. Crosta – Faça uma farofa com 1 xícara de chá de farinha de pão, meia xic. de chá de farinha de castanha de caju, 30 grs de queijo parmesão ralado,1 colher de chá de ervas finas,1 pitada de sal, e 2 gemas de ovos. Misture todos, e aplique colherada sobre cada filé comprimindo bem para não soltar.

Molho de Cogumelos – Na mesma panela que fritou os filés, ponha 1 colher de sopa de manteiga, e quando aquecida, junte 1 colher de sopa de cebola ralada, e aguarde que doure. Junte alguns Cogumelos fatiados, salteando por instantes. Acrescente 1 xícara de chá de caldo de carne deixando ferver e reduzir a 3.a parte. Agregue 1 colher de chá de farinha de trigo que foi diluída em um pouco de água. Deixe cozinhar até o molho encorpar. Juntar 1 colher de chá de salsinha micro picada, e acerte o sal. Coloque o molho sobre os filés, e sirva-os acompanhados de Purê de mandioquinha e se quiser arroz branco. Finalize a sua Ceia com Sobremesas Geladas, e este será o momento de estourar aquele Champanhe gelado! Uma noite de muita Paz!