NOB promove ações voltadas para a prevenção do câncer de mama

Em homenagem ao Outubro Rosa, o NOB / Grupo Oncoclínicas promove, no mês de outubro, algumas ações voltadas para estimular os hábitos saudáveis e conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama. A programação também inclui oficinas para promover o resgate da autoestima das pacientes oncológicas. De acordo com estimativa do INCA, o Brasil deve registrar, em 2018, cerca de 59.700 novos casos de câncer de  mama, tipo de neoplasia maligna mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama representa cerca de 28% dos casos novos de brasileiras diagnosticadas com câncer a cada ano. Nas mulheres da região Nordeste, o câncer de mama também é tipo mais frequente com incidência de 40,36 casos a cada 100 mil mulheres. Apesar ser o tipo de tumor que mais causa mortes entre as mulheres brasileiras, o câncer mamário pode ser descoberto precocemente.

Quando o diagnóstico é precoce, as chances de cura ficam em torno de 95%. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representa apenas 1% do total de casos da doença. “Adotar hábitos saudáveis e fazer os exames periódicos, como a mamografia, são atitudes que ajudam significativamente na prevenção da doença”, esclarece a oncologista Luciana Landeiro, da equipe do NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia). Além da herança genética (mulheres cujas mães, irmãs ou tias tenham tido câncer de mama), vários fatores de risco podem favorecer o desenvolvimento da doença. A idade (mais de 40), a obesidade, o sedentarismo, dietas ricas em gordura de origem animal, alterações hormonais, tabagismo, nuliparidade (não ter tido filhos), menarca precoce (primeira menstruação) e menopausa tardia (última menstruação), consumo excessivo de bebida alcoólica e o fato de nunca ter amamentado são alguns dos aspectos que podem contribuir para o surgimento da doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, nas faixas etárias pré e pós menopausa, o risco de ter câncer de mama aumenta em mulheres com excesso de gordura corporal, especialmente aquelas que apresentam medidas aumentadas da circunferência abdominal.

Crioterapia: aliada da autoestima Um dos efeitos colaterais mais incômodos da quimioterapia, tratamento mais utilizado no combate à doença, é a queda de cabelos, ou alopecia, que já pode ser minimizada por meio de uma técnica chamada crioterapia. Na Bahia, o NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) é pioneiro no serviço. Além de ajudar a reduzir a queda de cabelos, a tecnologia ajuda a manter a autoestima, que geralmente fica abalada quando os cabelos caem e o paciente passa a usar peruca ou lenço A tecnologia é indicada para alguns tratamentos do câncer, como de mama, endométrio e ovário.  O equipamento inglês, usado para resfriamento do couro cabeludo, já foi utilizado em vários países da Europa, em mais de dois mil pacientes submetidos a diferentes tratamentos quimioterápicos e a taxa de sucesso variou de 49% a 100% dos casos publicados.  Em geral, o tratamento é bem tolerado, porém, alguns pacientes podem se queixar de dor de cabeça, tontura e sensação de frio, sintomas que são rapidamente superados pelos resultados alcançados. A touca gelada, resfriada a menos 4°C, gera uma sensação térmica no couro cabeludo de até 16°C, fazendo com que os vasos sanguíneos se contraiam. Com espaços mais contraídos, a quantidade de medicação que chega até a raiz do cabelo é menor.

Programação do NOB no Outubro Rosa: Educação para a saúde Dentro da programação do Outubro Rosa, o NOB vai disponibilizar especialistas da sua equipe médica para palestras sobre prevenção do câncer em empresas e instituições interessadas. “A informação é a maior aliada na luta contra o câncer”, destaca a oncologista Renata Cangussu, da equipe do NOB. Manter um peso saudável, praticar atividade física, não fumar e não consumir bebidas alcoólicas em excesso são fundamentais na prevenção da doença. Instituições interessadas podem entrar em contato através do e-mailcomunicacao@nob-ba.com.br    

Oficinas gratuitas Durante o Outubro Rosa, o NOB vai realizar duas oficinas de beleza e automaquiagem do programa “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer”,  que tem como objetivo  promover a autoestima e a valorização do bem-estar para mulheres em luta contra o câncer. O programa é voltado para mulheres que estão em tratamento oncológico em suas diversas fases. Em Salvador, o NOB é parceiro do programa e realiza oficinas mensais na sua sede, em Ondina. Em Outubro, as oficinas vão acontecer nos dias 22 e 29 de outubro, na sede do NOB.   O programa “De Bem com Você – a Beleza contra o câncer”, em associação ao Look Good Feel Better®, é coordenado no Brasil pelo Instituto ABIHPEC e tem origem no programa norte-americano, lançado nos EUA na década de 80. Através de oficinas com a colaboração voluntária de profissionais maquiadores e assistentes, o programa ensina técnicas de automaquiagem e dicas de beleza a essas pacientes. O objetivo é amenizar os efeitos das transformações causadas durante a quimioterapia, radioterapia  e outros tratamentos oncológicos. As vagas são limitadas e voltadas para mulheres em tratamento do câncer, que nunca participaram da oficina. As inscriçõessão gratuitas através do e-mail comunicacao@nob-ba.com.br.  

Corrida Outubro Rosa Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e promover a atividade física regular e os hábitos saudáveis, o NOB (Núcleo de Oncologia da Bahia) / Grupo Oncoclínicas, em parceria com o Núcleo da Mama, promove, no próximo dia 21 de Outubro, a sexta edição da Corrida Outubro Rosa, no Parque da Cidade, a partir das 7h30. A programação inclui sessão de alongamento, aula de zumba e Fit Dance. Serão três quilometros e meio de corrida e um quilometro e meio de caminhada. O evento, organizado pela Tuchê Runners, é aberto a pacientes oncológicos, familiares, simpatizantes da causa e todos que queiram participar e as inscrições custam R$ 50,00 mais a taxa do site. Inscrições: https://www.centraldacorrida.com.br/corridaoutubrorosa e loja Acquaroma Shopping Paralela. Apesar da obesidade sempre ter sido associada às doenças do coração, a gordura corporal também pode influenciar no desenvolvimento de diversos tipos de câncer. De acordo com a oncologista, Renata Cangussu, “cerca de 30% dos casos de câncer podem ser prevenidos com alimentação adequada, atividade física regular e peso saudável.”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *