Na belíssima paisagem da Baía de Todos-os-Santos, o Seminário de Logística promovido pela Wilson Sons por meio do seu terminal de contêineres (Tecon) do Porto de Salvador, contou com a apresentação de músicos da orquestra Neojiba para recepcionar os convidados do evento, cerca de 250 pessoas, entre representantes do trade portuário e de indústrias de todo o País.
A 10ª edição do seminário foi realizada na noite de quinta-feira (9), no Terminal Marítimo, localizado no bairro Comércio, e teve como tema “Navegando por tendências e novas soluções logísticas”, apresentação de cases de destaque no mercado, com atuação em diferentes segmentos: Grègorie Négre, cotton trader da ECOM Agroindustrial/EISA, engenheiro agrônomo formado pelas universidades de Ecole d’Ingénieur de Purpan (França) e ESALQ-USP (Brasil), e que desde 2022 está dedicado a aprimorar as soluções para as operações da produção de algodão do grupo na filial brasileira, EISA. “Após as intervenções feitas no Tecon, a expectativa é que o volume de exportações via Salvador cresça. De julho a outubro de 2021, embarcamos 158 contêineres e no mesmo período deste ano já foram 1.590. A produção de algodão esse ano ultrapassou o recorde dos dois anos anteriores, além disso, iniciamos a safra com grande nível de estoque. Mais do que nunca, precisaremos do Porto de Salvador para escoar parte dessa produção, mas, é fundamental a parceria com companhias marítimas”, argumentou Grègorie.
O segundo painelista foi Marcelo Costa, graduado em engenharia industrial mecânica e MBA em Logística e Supply Chain, atualmente, diretor de compras e COMEX na Nordex Energy do Brasil. “Em 2023, chegamos a 1.000 turbinas instaladas no Brasil, queremos chegar a 1.242 turbinas até 2024. Cada turbina é capaz de abastecer 12 mil casas com quatro pessoas”, pontou Marcelo, que também mencionou a importância dos parceiros logísticos para o negócio. “Desde que nos instalamos aqui, sempre importamos via Tecon, que se destaca pela experiência que tem em movimentar componentes dessa grandeza (cada pá eólica pesa 23 toneladas, já a nacelle, 65 toneladas).”, destacou. O debate, aberto a perguntas do público, teve como mediador o jornalista especializado em economia, Donaldson Gomes.
“O Tecon Salvador tem conexões com empresas brasileiras de diferentes segmentos e regiões do País. Reuni-los em um seminário anual vem possibilitando uma rica troca acerca dos desafios e potenciais da cadeia produtiva, indo desde práticas de gestão e sustentabilidade a questões relacionadas à logística e desenvolvimento das regiões onde atuam”, avalia Demir Lourenço, diretor executivo do terminal baiano, líder no Norte e Nordeste em operações de longo curso (importação e exportação), destacando-se dentre os 10 terminais mais produtivos do Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).
Atualmente, com berço linear de 800 metros, capaz de atracar dois super navios porta-contêineres New Panamax (366m) ao mesmo tempo, o Tecon Salvador atende a mais de 470 navios ao ano e a mais de 750 caminhões/dia com celeridade. Integrante das principais linhas que escalam o Brasil, dispõe de um moderno sistema de gestão que permite otimizar o gerenciamento de cargas no pátio e no navio, conquistando a confiança do mercado e contribuindo para a atração de novos negócios e investimentos para a região.