A chegada de um novo ano pode ser o momento perfeito para dar novos ares a ambientes que acabaram perdendo a graça ao longo dos meses. Apenas a mudança de cor de uma parede é o suficiente para dar vida a quartos, cozinhas, salas e banheiros, destacando o que esses ambientes têm de mais especial. E escolher o tom utilizado em cada cômodo, acredite, pode ser mais fácil do que você imagina.

Para Patrícia Fecci, gerente de marketing e especialista em cores da Sherwin-Williams, não existe uma cor que deva ficar de fora quando o assunto é decoração. “É possível trabalhar com uma gama de opções e deixar o espaço agradável e muito aconchegante. Aproveitar a chegada de um novo ano e transformar a casa é, ao mesmo tempo, inspirador e empolgante”.

Se você deseja conforto, estabilidade e resistência, tons neutros são as melhores opções. Inspiradas na natureza, essas cores transmitem maturidade, consciência e responsabilidade. “Podem ser facilmente harmonizadas com tons mais vivos, que transmitem otimismo e alegria”, explica Patricia.

Cores mais quentes estimulam transformações, vitalidade e ousadia e tons mais claros remetem a ambientes agradáveis, tranquilos e relaxantes. “A escolha vai depender do que você quer para determinado cômodo. É possível combinar todas as cores, de diferentes maneiras. Não existem regras. Uma boa dica é fazer estudos e simulações de cores em aplicativos, pois dá para ter uma boa ideia de como um ambiente ficaria com tons que, a princípio, podem ser bem diferentes uns dos outros”, revela Patricia.

Dentre as opções disponibilizadas pela Sherwin-Williams está o COLORSNAP Visualizer, um aplicativo que permite a visualização de um ambiente com as cores que você tem em mente, através de realidade aumentada. Lá, você também encontra propostas de combinações de cores e sugestões de pinturas de ambientes com imagens pré-selecionadas.

A única atenção aqui é quanto à iluminação. Segundo Patricia, muito importante na hora de escolher as cores é levar em consideração a incidência de luz no local que será pintado. “Isso faz com que a percepção da cor mude, dependendo do tipo de iluminação usada.  Por isso, é sempre bom testar uma cor no próprio ambiente antes de comprá-la para pintar o ambiente todo”.