Autora do primeiro blog dedicado a moda Plus Size da Bahia estará entre as homenageadas

O Movimento Vai Ter Gorda irá homenagear 20 pessoas reconhecidas em suas respectivas áreas de atuação na sociedade pela militância contra a gordofobia, durante sessão solene na Câmara Municipal de Salvador, no dia 10 de setembro, às 18h30. Esta é a mesma data em que é lembrado o Dia da Pessoa Gorda, que visa conscientizar a sociedade sobre a importância de se manter o respeito por pessoas gordas, desconstruir preconceitos, mudar os padrões de beleza estereotipados e reavaliar a conduta frente ao problema da gordofobia, que recai principalmente sobre as mulheres. Entre as homenageadas, está a blogueira Vivian Vieira, autora do primeiro e maior blog dedicado exclusivamente a moda plus size da Bahia, o Etiqueta GG.

Para a blogueira, os avanços e desafios da pessoa gorda na sociedade ainda são muitos. “Ainda existe muita gordofobia como um todo na sociedade, porém aos poucos estamos conquistando espaço pela nossa luta”, disse. Já Adriana Santos, coordenadora nacional do Movimento Vai Ter Gorda, conta que o evento serve para chamar a atenção da sociedade para a causa “A gente só precisa ser humano para entender que a luta é necessária e que o mundo precisa abraçar as diferenças”.

*O evento*

O Movimento Vai Ter Gorda realiza esta premiação a cada dois anos, e homenageia pessoas que se destacam na valorização da diversidade, inclusão social e que tenha um histórico de luta contra a gordofobia. O objetivo é conscientizar a população sobre os avanços e desafios da pessoa gorda na sociedade. Nesta terça, o evento irá começar com uma mesa de abertura que vai discutir questões sobre gordofobia. Foram convidadas para participar do debate, a secretária estadual de políticas para as mulheres, Julieta Palmeira, o vereador Hélio Ferreira (apoiador da sessão) e algumas personalidades. A coordenadora do Vai Ter Gorda, Adriana Santos será a mediadora do debate. Na sequência, serão iniciadas as homenagens. Serão agraciadas com a premiação: Laina Crisóstomo, advogada e presidente da ONG Tamo Juntas, Julieta Palmeira, secretaria estadual de políticas para as mulheres, Creuza Oliveira, presidente do Sindidoméstico-BA e mais outras 16 personalidades.

*O Etiqueta GG*

Depois do seu canal no YouTube com vídeos dedicados a moda plus size e beleza, a blogueira Vivian Vieira se lançou para mais um importante desafio: o blog Etiqueta GG. Orientar e divulgar peças plus size para o público feminino fazem parte do seu dia a dia. O Etiqueta GG traz dicas de moda, beleza, comportamento, autoestima e empoderamento. Para Vivian, o blog é um espaço democrático, onde as mulheres podem buscar inspiração e aumentar ainda mais a autoestima. “Tive a ideia de criar o blog pois não encontrava um espaço aqui na Bahia que falasse sobre tudo do meio Plus Size, como moda, autoestima, beleza, eventos no estado que enaltecem a beleza da mulher gorda… Queria um blog que se aprofundasse no tema, um espaço especializado em Plus que as mulheres gordas pudessem encontrar tudo e se sentirem empoderadas. Assim nasceu o Etiqueta GG”, disse.

*SERVIÇO:*
*O que é:* Homenagem / Dia de Luta Contra a Gordofobia e Dia da Pessoa Gorda
*Quando:* Terça-feira, às 18h30
*Onde:* Plenário Cosme de Farias – Câmara Municipal de Salvador

*Créditos na foto:* Divulgação | Etiqueta GG