De acordo com dados do site de empregos Indeed, recrutador está entre as vagas mais difíceis de preencher, com 35% das vagas ficando abertas por 60 dias ou mais
É inegável que as pessoas são o centro e a base das organizações. Hoje, com tantas empresas crescendo e surgindo, os responsáveis por encontrar os profissionais certos para construir um quadro de funcionários tornam-se cada vez mais importantes, e a demanda por eles é grande.
Dados do Indeed, o site de empregos número 1 do mundo, de maio a agosto de 2022, mostraram que profissões como recrutador, coordenador de RH e assistente de RH estão entre as vagas mais difíceis de serem preenchidas anunciadas na plataforma. Para o cargo de recrutador, por exemplo, mais de 35% das vagas anunciadas permanecem abertas por 60 dias ou mais. Para coordenador de RH e assistente de RH, o índice é superior a 27%. Outras profissões em destaque na lista de empregos mais difíceis de preencher incluem analista de RH, analista de recrutamento e seleção e até estagiário de RH.
Segundo Felipe Calbucci, diretor de vendas do Indeed no Brasil, a área de recrutamento em geral está aquecida porque cada vez mais empresas e pessoas buscam o chamado fit cultural. “As empresas estão preocupadas em contratar pessoas que vão ficar na companhia e, além disso, que tenham prazer em trabalhar lá. Assim como as pessoas também estão preocupadas em obter um emprego duradouro. E encontrar esse equilíbrio é um grande desafio para as equipes de recrutamento”, disse ele.
A atração de talentos é apenas um aspecto do trabalho, mas a retenção de talentos também é outra parte muito importante do RH. Calbucci comenta que “para muitas pessoas, a pandemia ofereceu uma nova perspectiva de prioridades e objetivos de vida, e neste cenário, as empresas se veem na necessidade de agir para fazer o possível para não perder seus melhores talentos”.
Dados mostram que há oportunidades de carreira na área
O número de vagas que permanecem abertas pode ser visto como uma verdadeira oportunidade de carreira em RH, mesmo para profissionais que pensam em entrar nessa área agora. Muitos profissionais trabalham em diferentes setores e funções antes de fazer uma mudança de carreira, e é possível encontrar um emprego em recrutamento mesmo tendo experiência em um campo diferente – ou talvez especialmente por causa disso, já que os recrutadores podem trabalhar em estreita colaboração com gerentes e clientes para entender as qualificações e requisitos dos candidatos desejados antes de iniciar o processo de recrutamento. Portanto, entender um setor pode ser fundamental para identificar os melhores talentos nesse campo.
Para aqueles interessados em fazer a transição para uma carreira em recrutamento, entender como destacar e alavancar habilidades transferíveis pode ajudar a encontrar oportunidades de emprego nesse setor.
De acordo com Calbucci, para fazer uma mudança de carreira bem sucedida, muitas vezes é útil se concentrar nas habilidades que você já possui e que se aplicam ao novo papel que está sendo buscado. Soft skills como comunicação, pensamento crítico e organização são aplicáveis a posições em recrutamento, por exemplo, o que é uma vantagem na carreira de quem já desenvolveu essas habilidades em outras funções. O mesmo acontece com as habilidades mais técnicas que talvez já sejam usadas no trabalho atual, como pesquisa, vendas e administração.
“Considere pedir para lidar com mais responsabilidades nessas áreas em seu local de trabalho atual para fortalecer seu currículo. Por exemplo, você pode se oferecer para trabalhar na tarefa de um colega de equipe agendando reuniões com clientes para aumentar suas habilidades administrativas ou se oferecer para pesquisar os perfis de um fornecedor em potencial para praticar o uso de mídias sociais para coletar informações. Também é possível ganhar experiência na área ajudando a equipe de recrutamento de sua organização atual a selecionar novas contratações, por exemplo, escrevendo descrições de cargos, revisando currículos, entrevistando candidatos e participando de discussões de contratação”, aconselha Calbucci.
Lista de vagas de emprego abertas por 60 dias ou mais em RH:
Posição | % de vagas abertas por 60 dias ou mais
recrutador | 35
coordenador de recursos humanos | 28
auxiliar de recursos humanos | 28
analista de recursos humanos | 24
analista de recrutamento e seleção | 24
analista departamento pessoal | 20
estagiário de recursos humanos | 20
assistente de recursos humanos | 19
departamento pessoal | 17
assistente de departamento pessoal | 16
auxiliar de departamento pessoal | 16
Metodologia
Os dados foram obtidos de acordo com as ofertas de emprego publicadas no site do Indeed no Brasil e representam uma lista de empregos abertos por mais de 60 dias, de maio a agosto de 2022. Embora as vagas possam estar abertas por mais de 60 dias por uma variedade de razões, o Indeed usa esta medida como uma proxy para dificuldades na contratação.
Sobre Indeed Brasil:
Por mais de 10 anos, o Indeed tem ajudado candidatos no Brasil durante todas as etapas da busca por emprego – totalmente gratuito. A cada mês são adicionadas mais de 200 mil novas vagas ao Indeed Brasil, e por meio de produtos como o ‘Perfil de Empresas’, o Indeed dá aos brasileiros acesso a mais de 12,3 milhões de avaliações e comentários sobre empresas, ajudando os candidatos a encontrar lugares incríveis para trabalhar.
Sobre o Indeed
Mais pessoas encontram empregos no Indeed do que em qualquer outro lugar. O Indeed é o site de emprego número 1 no mundo (comScore, março de 2020) e permite aos que procuram emprego procurar milhões de empregos em mais de 60 países e 28 idiomas. Mais de 3 milhões de empregadores usam o Indeed para encontrar e contratar novos empregados, tornando o Indeed o maior site de emprego nos EUA, Canadá, e no mundo. Mais de 250 milhões de pessoas a cada mês procuram empregos, publicam currículos e pesquisam empresas no Indeed, e o Indeed fornece 2,5X mais contratações do que outros locais de trabalho de marca combinados (BreezyHR, 2019). Para mais informações, visite br.indeed.com