*Artigo por Conceiyção Montserrat
Estávamos de maneira muito sutil iniciando um processo de conscientização sobre a maneira como consumíamos, pois, era um processo desenfreado tentando suprir uma carência que não sabíamos de onde vinha e em decorrência a isto um desequilíbrio emocional que afetava tudo e todos.
De repente um vírus, obriga a todos voltarem para si e para a família. Nos fazendo pensar de forma coletiva, respeitando os seus e o entorno com medidas e cuidados que protejam a coletividade.
E quando menos se espera, nossas carências vão sendo supridas com o retorno ao lar, a família, nos preocupando com as coisas simples e sem a correria do dia a dia e as obrigações dos cumprimentos nos horários estipulados e compromissos assumidos e sabe o que descobrimos? Não precisamos ter tantas obrigações, tantos compromissos nos levando para o mesmo lugar onde todas as empresas se concentram, congestionando as vias expressas, as principais avenidas e rodovias em um ir e vir alucinado para cumprir funções que hoje vemos que podemos executar de casa com mais qualidade e as nossas obrigações junto a empresa que trabalhamos sendo realizadas com mais dedicação e concentração.
Eu acho isto magnífico!! Você poder cuidar da sua família com mais atenção, participando de detalhes que antes pelos compromissos assumidos era impossível. Voltando a ter oportunidades de cozinhar para os filhos, brincar com eles em atividades lúdicas, sessão cinema, acampamento na sala. Organizar tarefas que pelo cansaço físico causado pelos longos deslocamentos era impossível, ou seja, perceber que você pode fazer muito mais pelo mesmo tempo disponível.
Isto nos remete a um estilo slow living. Desacelerando o ritmo, aproveitando mais seu tempo, repensando suas necessidades, entendendo que você pode usufruir de mais espaço trocando sua casa nos grandes centros por uma mais afastada em outro bairro ou outra cidade.
O cenário atual nos faz repensar em nossas necessidades e prioridades pois, toda realidade será transformada após este período de restrição e conscientização, trazendo para rotina questões que antes estavam esquecidas e que nos fez lembrar de quão prazerosas elas são.
Consumir por consumir saiu de moda, essa pandemia trouxe para o contexto dos negócios e comércio a necessidade de revisitar as prioridades. O que antes em uma organização gerava resultados financeiros, persuadindo, incentivando o consumo, aumentando a produção e as vendas desenfreadas, não funcionarão mais.
Hoje, se faz necessário repensar no valor concedido às pessoas, no impacto ambiental, na geração de um impacto positivo na sociedade ou no engajamento com uma causa. É necessário também olhar definitivamente com confiança para os colaboradores já que o home office deixou de ser uma alternativa para ser uma necessidade. Importante repensar a sociedade do consumo e refletir o que é realmente essencial e ter isto como projeto de vida.
Será que não vale a pena ter um olhar diferente para essa situação e buscar para sua realidade questões que lhe tragam equilíbrio pessoal, profissional e social?
Reflita!!
*Conceiyção Montserrat – Atenta as transformações do mercado brasileiro, Conceiyção Montserrat reuniu ao longo da sua carreira em mais de 25 anos (atuando no mercado nacional e internacional à frente de gestão e fomentação de negócios), grandes experiências, pois teve a oportunidade de desenvolver trabalhos nas áreas de gestão de projetos, comunicação, criação e design gráfico, produção audiovisual, marcas e patentes, eventos corporativos, acompanhando as questões jurídicas e gerenciamento de crise nos projetos, vivenciando a oportunidade de trabalhar com profissionais altamente capacitados e atuando junto a empresas com parceiros de larga experiência nas áreas de assessoria de imprensa, planejamento estratégico e conteúdos educacionais .