De Mari Oliveira
Dentre as promessas de novos hábitos para o ano de 2022, você já iniciou algum?
Espero que tenha começado sim, como eu que dei início ao processo de emagrecimento. São 15 quilos que tenho que eliminar. Neste sábado, 02 de abril, vou descobrir quantos quilos já se foram para abater dessa conta maldita.
Pensando em uma recompensa sempre que alcanço um resultado positivo no emagrecimento, inseri a massagem como benefício para meu corpo e minha mente. Certamente, se você já for adepto da prática, os benefícios da massoterapia são mais que sabidos, mas para quem ainda possui alguma dúvida, apresento algumas informações com o auxílio da profissional Thaís Ferreira, fisioterapeuta.
Benefícios
Primeiramente, a massagem terapêutica tem muitas vantagens. Afinal, a pessoa que se dispõe a receber essa atividade pode tratar várias coisas que interferem na saúde física e mental. Com isso, os benefícios são os seguintes:
- Redução considerável de estresse e ansiedade do dia a dia;
- Melhoria da circulação sanguínea;
- Melhoria da condição de sono;
- Redução da pressão arterial (em casos de pessoas hipertensas);
- Relaxamento das tensões musculares;
- Redução de dores e outros desconfortos em pacientes com câncer;
- Outros.
Tipos de massagem
Primeiramente massagens terapêuticas, tem um tipo destinado a uma determinada função.
A lista é extensa; portanto, confiram algumas massagens abaixo:
- Ayurveda: tendo origem na Índia, esta massagem já coleciona nada menos que 7 mil anos de tradição. Com isso, ela inclui tratamentos que abordam a mente e o corpo. Além disso, a massagem é ideal para auxiliar as pessoas na diminuição de tensões e dores.
- Ventosa: utiliza copos quentes para promover uma espécie de sucção da pele.
- Thai massage: Ela serve para induzir o aumento da resistência física, a diminuição do estresse, o relaxamento muscular etc.
Propriedade curativa
Não é só para dores momentâneas, pelo contrário. A massagem terapêutica tem sim propriedades curativas.
Como efeito, ela pode agir diretamente em situações de dores e incômodos ocasionados pela fibromialgia, cânceres, enxaquecas, hipertensão e outras doenças.
Frequência
Não é nada fácil conciliar tarefas ao decorrer do semana ou mês.
É trabalho, vida para cuidar de casa, atenção para famílias, estudos e tantas outras coisas que acrescentar a massagem terapêutica nessa lista é complicada.
Por isso, tente fazer duas vezes na semana. Mas, se não conseguir, agende para uma vez ou, no mínimo, duas vezes por mês.
No entanto, tudo depende da sua necessidade e seus avanços com a massagem terapêutica.