Por Roberto Nunes
A crise do Coronavírus empurrou o volume de vendas de carros para baixo no Brasil e causou estragos na participação da Jeep no segmento de SUV´s no mercado nacional. Grande líder com dois modelos no topo das vendas no país, a marca americana, que é controlada pelo Grupo FCA, terá que reavaliar a estratégia de comercialização do Compass no país. O modelo da Jeep sentiu o impacto nas vendas e perdeu espaço em março para modelos como o VW T-Cross e Nissan Kicks, ambos com versões que custam abaixo de R$ 100 mil.
A Jeep ainda é a líder do segmento, que emplacou 123.015 unidades de janeiro a março. Deste volume, Renegade e Compass somam 26.225 unidades comercializadas, das quais 12.055 ficam para o Compass e 14.170 para o Renegade no primeiro trimestre de 2020.
O mês de março jogou o Compass da vice-liderança para a quarta posição, deixando o Volkswagen T-Cross – com 13.128 unidades – na cola do líder Renegade. Um pouco acima do Compass, está o Nissan Kicks, com 12.362 unidades comercializados no acumulado dos três meses deste ano. O top 5 dos SUV´s mais vendidos tem ainda o Hyundai Creta, com 11.681 carros emplacados no período do ano.
Por sinal, o Creta também vendeu mais do que o Compass no mês de março. O modelo da Jeep ficou na quinta posição em março, perdendo espaço também para Volkswagen T-Cross (4.417) e Nissan Kicks (3.597) no terceiro mês do ano. A Jeep conseguiu emplacar 3.059 unidades de Compass e 5.492 unidades de Renegade, o grande líder do segmento de SUV´s no Brasil.
Veja o TOP 10 dos SUV´s no Brasil (janeiro/março 2020):
2. Volkswagen T-Cross – 13.128
3. Nissan Kicks – 12.362
4. Jeep Compass – 12.055
5. Hyundai Creta – 11.681
6. Honda HR-V – 9.071
7. Ford EcoSport – 6.727
8. Chevrolet Tracker – 4.201
9. Citroën C4 Cactus – 3.391
10. Caoa Chery Tiggo 5x – 3.115