Primeiro centro especializado no tratamento das doenças dos olhos na Bahia, o Hospital Santa Luzia também chega na frente na incorporação da tecnologia 3D, que está mudando a forma de se realizar cirurgias da visão no mundo todo. “A cirurgia oftalmológica, em especial a vitreorretiniana, tem evoluído muito na última década, e a cirurgia 3D acrescentou ainda mais precisão”, afirma Dr. André Príncipe, oftalmologista especializado em retina e vítreo.
A partir de agora, os diversos procedimentos oftalmológicos podem ser realizados com um equipamento que transmite a imagem do olho operado em 3D, enquanto o médico, em vez de curvar-se ao microscópio como era anteriormente, utiliza os óculos 3D, como nas salas de cinema. Com ganho de visão com profundidade, a imagem é transmitida por meio de uma câmera de longo alcance, com alta resolução, exibida em uma tela de 55 polegadas, por onde o oftalmologista consegue ter a visão perfeita do olho operado, incluindo microestruturas antes não visualizadas e, assim, resultando no sucesso dos procedimentos e na melhor recuperação dos pacientes.
O aparelho Ngenuity® foi aprovado no fim do ano passado pela Anvisa e começou a ser instalado nas diversas clínicas e hospitais do país ao longo deste ano. Salvador é uma das primeiras capitais a incorporar a nova tecnologia, que também ajuda a minimizar a exposição dos olhos do paciente à luz, reduzindo a fototoxicidade e, assim, impactando em sua melhora.