A Clínica Senhor do Bonfim, do Grupo CSB, empresa baiana com 38 anos de mercado, instalou mais uma unidade, agora no bairro do Rio Vermelho. Com forte know how em atendimento a pacientes com doença renal crônica e referência em tratamento dialítico no Brasil, esta unidade será o novo centro de hemodiálise de  Salvador, e já é considerado o mais moderno do Brasil.

Fundada em Feira de Santana, a Clínica Senhor do Bonfim foi pioneira na oferta de hemodiálise no interior da Bahia, transformando a difícil realidade de milhares de pacientes renais crônicos que precisavam viajar, até três vezes por semana, para fazer o tratamento na capital do Estado. Também é a primeira instituição de saúde do interior do Norte/Nordeste a realizar um transplante de rim, em 1985.

O Grupo CSB, buscando aumentar a qualidade e segurança em seus processos, conseguiu, em 2011, o certificado de Unidade Acreditada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). “O objetivo era trazer maior segurança aos pacientes através de rotinas padronizadas e acompanhamento de indicadores que possuem impacto direto no paciente”, explica o gerente geral do Grupo CSB, Luciano Passos.

A obtenção destes certificados de qualidade tem um reflexo importante dentro do setor de saúde baiano, de acordo com o gerente geral. “O Grupo CSB possui seis das 12 organizações de nefrologia acreditadas em nível de excelência, pela ONA, o que demonstra a nossa representatividade na busca pela qualidade”, acredita.

Vencedor do Prêmio Benchmarking Saúde 2018 na categoria Expansão do Acesso, o Grupo só vem crescendo. A unidade do Rio Vermelho é constituída de instalações de alto padrão tecnológico, com utilização de técnicas e materiais de ultima geração para garantir aos pacientes e profissionais um ambiente amplo, acolhedor e confortável.

Dispõe de 3.000m² de área construída em cinco pavimentos com ambiente para 40 máquinas de hemodiálise, centro cirúrgico, consultórios e dois andares de estacionamento. Além disso, a CSB Rio Vermelho possui um espaço multidisciplinar com condições de ofertar aos pacientes atendimentos de outras especialidades como Nutrição, Psicologia, Assistência Social, Exames de Imagens, entre outras atividades.

O principal objetivo é poder acolher todas as etapas do tratamento dos pacientes renais, iniciado nos ambulatórios pré-diálise, passando pela hemodiálise convencional e diálise peritoneal, e também para aqueles que necessitam de transplante. “Com o resultado perceptível dessas mudanças na qualidade do serviço prestado, mantivemos o objetivo de perseguir a qualidade idealizada pelos fundadores, com a qualificação necessária em nossa equipe e preparados para os novos desafios” finaliza Passos.

Alto padrão construtivo – As obras do empreendimento ficaram a cargo da CIVIL Construtora, que está especializada na área de Saúde, oferecendo diferenciais para os empreendimentos do Setor, e utilizou técnicas e materiais de ultima geração, garantindo qualidade e rapidez no processo de execução e, ainda, auxiliaram na redução de custos. Além disso, a abordagem moderna no processo construtivo possibilita um ambiente mais adequado tanto para os pacientes quanto para funcionários e equipe médica.

As acomodações possuem iluminação indireta e espaços amplos – elementos centrais para o cuidado das pessoas em tratamento, além de possibilitar bastante visibilidade da área externa do prédio por parte do paciente. Foram também utilizados vinílico e madeirado para produzir conforto e aconchego.

Segundo o vice-presidente da CIVIL, Rafael Valente, construir para o segmento de Saúde é construir com propósito e engajamento. O projeto da CSB, por exemplo, foi desenvolvido de forma participativa, em conjunto com os colaboradores das outras Unidades, que participaram, inclusive, de Workshop. “Essa Metodologia buscou ouvir as necessidades práticas dos funcionários, trazendo as melhores soluções para adequar ao novo Projeto, visando à otimização do trabalho de todos os setores na busca de oferecer, aos pacientes que sofrem com problemas renais, um serviço de excelência. Construir com propósito é o que nos motiva”, enfatiza.