contatoelibiaportela@gmail.com

No dia das mães o almoço é mais que Especial e o ideal é qeu a rainha tire
folga da cozinha. Mas, mesmo saindo para almoçar fora, deixem a sobremesa para degustarem em casa. E lógico que
depois de uma refeição deliciosa, esse almoço deve ser fechado com chave de ouro. Existe uma variedade tão grande de receitas saborosas, que fica até complicado escolher o doce ideal para esse momento. Para não errar, a melhor coisa é investir nas clássicas receitas de
sobremesas brasileiras, como as que nossas Avós faziam. Para ajudar, deixo aqui receitas de algumas delas, até mesmo no intuito, de matar as saudades. De agora em diante, já não teremos mais desculpas, se estas não fizerem parte do nosso cardápio. Feliz Dia das Mães!

Manjar dos Deuses

Ingredientes: 1/2 litro de leite – 4 colheres (sopa) bem cheias de amido de milho – 1 xicara de chá de açúcar, meia lata de leite condensado – 200ml de leite de coco – Para a calda: 1 xicara de chá de açúcar grosso, 300 ml de água, 150 gr de ameixas pretas sem caroço.

Modo de Fazer: Dissolva o amido no leite frio, adicione o leite de coco, o leite condensado e o açúcar. Misture tudo numa panela antiaderente, e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar e abrir fervura. Deixe cozinhar por 3 minutos. Desligue o fogo, e despeje em uma forma molhada com água gelada. Reserve para esfriar e leve à geladeira
por 3 horas. Para a calda, leve todos os ingredientes ao fogo, e deixe ferver por 5 minutos. Reserve para esfriar. Desenforme o manjar em um prato e despeje a calda por cima. Sirva gelado.

Ambrosia

600 ml de água, 4 xícaras de açúcar, 1 litro de leite, 1 limão cortado em quatro, 06 ovos e alguns cravos da Índia (mais ou menos).

Modo de Fazer: Ponha o leite num recipiente com os pedaços de limão, abafe com uma tampa e reserve em local aquecido por 30 min. Em uma panela, faça uma calda rala com o açúcar e a água. A parte, bata as claras dos ovos na batedeira até que fiquem firmes. Junte as gemas uma a uma continuando a bater para eu obtenha uma cor amarelo claro. Junte o leite e em seguida, despeje-os na calda. Cozinhar em fogo brandoaté formar coágulos e em seguida uma calda de xarope. Um pouco antes de tirar do fogo acrescente os cravos da India ou canela em lascas. Servir frio.

Quindão

Ingredientes: 15 gemas passadas por peneira, 1 ovo, 2 e ½ xícaras ( chá) de açúcar, 1 xícara ( chá) de coco ralado, 1 xícara ( chá) de leite de coco, 1 colher de ( sopa) de manteiga derretida, + um pouco para untar a fôrma.

Modo de Fazer: Bata no liquidificador as gemas, o ovo, o açúcar, o coco, o leite de coco e a margarina até homogeneizar. Despeje bem uma fôrma de buraco no meio de 24 cm de diâmetro untada com manteiga e polvilha com açúcar. Leve ao forno na temperatura de (180oC), pré- aquecido em banho maria, por 40 minutos ou até ficar firme. Retire do forno, deixe esfriar e leve á geladeira por 2 horas. Desenforme, complemente com um pouco de coco fresco ralado e sirva.

Pavê da Mama

Ingredientes – 1 pacote de biscoitos champagne, 2 caixas de Morangos frescos, leite fresco para molhar os biscoitos (aromatizado com essência de baunilha), Alguns suspiros (opcional), Creme de Confeiteiro, Mousse de chocolate e Chantilly.

Modo de Fazer: Molhe os biscoitos no leite aromatizado com a baunilha, e faça uma camada em um refratário. Vá alternando camadas de mousse, morangos picados, outra de biscoitos umedecidos, creme confeiteiro, e suspiros. Repita mediante a profundidade do refratário. Cobrir com filme de polietileno e levar a geladeira por no mínimo 2 horas. Para o Creme de confeiteiro: 1 litro de leite, 6 gemas peneiradas,150 g de açúcar,60 g de maisena, 50 g de manteiga, Essência de baunilha.

Modo de Fazer: Aqueça o leite, enquanto isso, bata na batedeira as gemas com o
açúcar até ficar claro. Acrescente a baunilha e após o leite estar quente, coloque na mistura que está na batedeira, e volte ao fogo brando, misturando até encorpar. Retire do fofo, junte a manteiga, misture e reserve para esfriar antes de utilizar. Cubra com um filme
plástico para não formar película. Para a mousse de Chocolate, basta combinar 300g de chocolate derretido com meia lata de leite condensado e uma caixinha de creme de leite sem soro bem gelada.

Pudim de Tapioca

1 xícara (chá) de farinha de tapioca, 50 g de coco ralado, 4 xícaras (chá) de leite, 1 vidro de leite de coco (200ml), 1 lata de leite condensado, 5 ovos bem batidos, 1 colher (sopa) de margarina.

Modo de Fazer: Coloque a tapioca e o coco ralado no leite, misture bem e deixe
descansar por 1 hora. Bata os ingredientes restantes no liquidificador e misture com a tapioca. Despeje o creme em uma forma de pudim previamente
caramelizada. Asse em banho-maria no forno médio (180°C), pré-aquecido, por
cerca de 50 minutos. Desenforme depois de frio.