Quem quer manter um equilíbrio na “rotina da quarentena” já está aderindo aos exercícios físicos dentro de casa. Além de sair da sensação de tédio, praticar exercícios controla a ansiedade, fortalece o sistema imunológico, levando qualidade de vida e saúde aos praticantes.
Após suspensão das atividades em academias e estúdios de ginástica por causa da pandemia de coronavírus (COVID-19), os exercícios supervisionados por professores tomaram a tela dos celulares e um “cantinho” das casas.
Como aproximadamente 9 milhões de brasileiros moram em apartamentos, segundo dados da PNAD Contínua, os poucos metros² para locomoção tem provado ser mais uma dificuldade aos esportistas.
Resolvendo esse problema, a instrutora do estúdio Soull Pilates, Elaine Sales, propõe a escolha de um cômodo arejado e de fácil manuseio da mobília, esvaziando o espaço sem precisar ter muito trabalho.
“Nos dias que for se exercitar, retire objetos que possam atrapalhar a locomoção, medindo o espaço necessário através do seu comprimento corporal. Para finalizar, coloque um tapete para conforto pessoal e ponha os utensílios do treino (vassouras, garrafa d’agua, toalha) em um canto separado e de rápido acesso”, aconselha.
Elaine explica que criar uma rotina de treinos com horários definidos ajuda a não cair na preguiça de preparar o cômodo todos os dias. Apesar de todas as práticas físicas serem bem-vindas, a instrutora ressalta que o pilates acaba se destacando pelos treinos de baixo impacto que garantem resultados eficazes e para todas as idades.
A profissional também aconselha a guardar os utensílios — bolinha de tênis, canga, toalha, cabo de vassoura, tapete — juntos em um armário, evitando o desperdício de energia para a procura.
“É muito importante separar 30 minutos do dia, em pelo menos 3 vezes na semana, para a prática da atividade física, pois assim conseguimos amenizar as tensões musculares. Sabemos que estamos vivenciando um momento difícil e delicado, então precisamos manter o corpo e a mente conectados, sem deixar levar pela preguiça”, conclui.
Para mais informações, aulas e conteúdos gratuitos de pilates, acesse a página do Instagram @soullpilates.