Ogã é o nome que no candomblé se atribui aos filhos da casa de santo que desempenham diversas funções, entre elas a de tocar rum, rumpi e lê – os três atabaques utilizados nas cerimônias. A formação desses ogãs respeita a tradição oral do candomblé e geralmente é feita desde a infância. É desse costume que vem a inspiração do single Ogã Mirim, que Filipe Lorenzo lança dia 20 de abril nos serviços de streaming – junto com clipe no YouTube. A faixa tem a participação da dupla Antônio Carlos e Jocafi, uma das principais referências musicais do cantor e compositor baiano.
A música inédita é uma composição de Filipe Lorenzo, Danilo Fonseca e Paulo Mutti. Mutti assina a produção musical e o arranjo da faixa, gravou guitarra e violão e foi o responsável pelas programações. Alexandre Kassin (baixo), Domenico Lancellotti (bateria) e Orlando Costa (percussões) completam a banda que entrou no estúdio Marini, no Rio de Janeiro, para as gravações em janeiro de 2018. O clipe foi gravado durante as gravações e também traz imagens da equipe descontraída no estúdio. As imagens foram registradas e editadas por Vinícius Ferraz.
Ogã Mirim dá continuidade à relação de parceria e admiração entre Filipe Lorenzo e Antônio Carlos e Jocafi. O primeiro encontro aconteceu no Carnaval de Salvador em 2013, no projeto Kabaluerê. Durante esses cinco anos, Lorenzo cantou outras vezes com a dupla em apresentações na capital baiana e ainda gravou Mirê Mirê, composição inédita cedida pelos por eles ao cantor, no disco Odisseia Baiana lançado em 2016.