De gestão de redes à turismo de experiência, temas serão abrangidos no Festival do Turismo Cultural da Baía de Todos-os-Santos.

Segundo dados da OMT, em 2018 o setor turístico registrou o segundo melhor resultado dos últimos 10 anos, atingindo a marca de 1,4 bilhão de chegadas internacionais no mundo todo – o que representa um aumento de 6% sobre 2017, e uma previsão de crescimento entre 3% a 4% para 2019.

Com uma população mundial superior a 7 bilhões de pessoas – consumindo em altas proporções os recursos existentes, o planeta vive uma pressão demográfica sem precedentes, por isso, considerando este cenário, é imprescindível a implantação de iniciativas que estimulem a adoção de ações sustentáveis, que promovam o consumo responsável e apoiem o desenvolvimento econômico e dos destinos turísticos de forma mais equilibrada e responsável..

Essas e outras questões entram em debate no Festival do Turismo Cultural da Baía de Todos-os-Santos, que toma conta do Passeio Público, nos dias 30 de novembro (sábado) e 01 de dezembro (domingo), a partir das 11h. De gestão sustentável para destinos a redes de cooperação e governança, o Festival irá trazer diversos especialistas para debater boas práticas que impulsionem o turismo sustentável e os segmentos náutico e cultural na Baía de Todos os Santos.

O Festival será um EVENTO NEUTRO em Carbono, o que significa que as emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da sua montagem, realização e desmontagem serão devidamente quantificadas e ambientalmente compensadas, recebendo o Festival o Certificado Evento Neutro.

O programa de hospitalidade do Festival, contemplará a participação de alunos do curso de Turismo e Hospitalidade da Universidade do Estado da Bahia, que atuarão como voluntários na recepção do público ao evento, dando todas as orientações necessárias para um melhor aproveitamento das áreas de convivência, além de explicações acerca dos painéis do Núcleo de Conhecimento, das exposições, área de gastronomia, e programações.

“O Festival do Turismo Cultural é um evento demonstrativo da valorização da riqueza cultural existente nos diversos municípios da Baía de Todos os Santos, despertando motivações para que as pessoas visitem e ampliem sua compreensão sobre esse território, sendo esse um grande estímulo ao desenvolvimento sustentável do turismo nessa região”, Tiago Valois, representante da GKS/ DAVENTURA, consórcio responsável pelo projeto.

O Festival Cultural da Baía de Todos os Santos é uma realização do Governo da Bahia, através da Secretaria de Turismo – SETUR e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo Bahia (PRODETUR), com realização do consórcio empresarial GKS/ DAVENTURA.