Festival de ciência leva pesquisadores às mesas de bar

Inteligência artificial, ciência de dados, big data, geologia, inovação científica, direito e poesia estão entre os temas que movimentarão o Pint of Science 2019, em Salvador, com muita conversa descontraída, comidas e bebidas típicas de barzinhos. Neste ano, o evento acontece nas noites de 20, 21 e 22 de maio, no Red Burguer N Bar, na Barra, e no Tampinha Bar, na Federação. 

Nessa edição, o festival, cujo objetivo é levar a ciência para mais perto das pessoas, vai promover debates com os pesquisadores, no estilo “speed dating a scientist” – encontro rápido com um cientista, formato em que o pesquisador vai até as mesas e senta para conversar um pouco com os diversos grupos. Durante os três dias, serão realizadas seis conversas, entre 19h e 22h. O festival, que acontece pelo terceiro ano seguido na capital baiana, é organizado pelo professor da Faculdade de Farmácia da UFBA Denis Melo.

Voltado à divulgação das ciências, o Pint of Science acontece simultaneamente em 87 cidades brasileiras, e a expectativa é reunir um público em torno de 70 mil pessoas em todo o país. O festival de ciências nos bares nasceu em 2013 e é realizado em cidades de 24 países dos cinco continentes. A atividade foi criada a partir da iniciativa de dois pesquisadores do Imperial College, em Londres, que trabalhavam com doenças neurodegenerativas e, ao perceberem o interesse do público não acadêmico pela ciência, realizaram o primeiro evento nesse estilo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *