elibiaportela@gmail.com

A feijoada se popularizou no Brasil entre todas as camadas sociais, sempre com espírito de festa e celebração, longe de rememorar escassez. Ficaram famosas na lembrança aquelas preparadas no final do século XIX e início do XX, na cidade do Rio de Janeiro. Enfim, assim como cada país apresenta o seu tipo de feijoada, aqui no Brasil também encontramos uma variedade de receitas que diferem de região para região. Como exemplo maior está a feijoada carioca, que é feita com o feijão preto e uma variedade de carnes de porco, tipo lombo, costela, de pés, rabos, línguas, e linguiças. Já no Nordeste, a preferência é o feijão mulatinho e também uma mistura de dobradinha e ossos da perna do boi (mocotó). Já em Sergipe, são  acrescentados à feijoada vários tipos de legumes, o que a deixa muito mais substanciosa. Além de todas estas iguarias citadas como feijoadas, ainda vamos encontrar a feijoada de frutos do mar, que é feita com feijão branco, peixes, camarões polvo, lulas etc.

Nesta época com tantas Festas como Iemanjá e Carnaval uma das maiores festas popular do Brasil, encontramos a tal iguaria em quase todas as reuniões e almoços entre amigos. Deixo aqui algumas destas receitas para que todos possam fazê-las e assim, comemorar com muitas alegrias, os seus momentos Especiais! Sucessos!

Feijoada Carioca – Ingredientes: 300 gramas de linguiça fina fresca, 300 gramas de linguiça de porco grossa fresca, 250 gramas de costela defumada, 250 gramas de toucinho magro defumado, 250 gramas de lombo de porco salgado, 1/2 kg de lombinho de porco fresco, 1/2 kg de carne de peito magra fresca, 1/2 kg de carne-seca, 1 e 1/2 kg de feijão-preto , 1 língua de porco defumada,1 pezinho de porco salgado,1 orelha de porco salgada,2 rabinhos de porco salgados, 2 paios,2 folhas de louro,3 dentes de alho espremidos,4 colheres (sopa) de óleo, sal a gosto.

Modo de Fazer: Coloque o feijão de molho na véspera do preparo, (Deixando na geladeira) e reservando a água depois. Faça o mesmo, separadamente, com a carne-seca e o lombo salgado, tendo o cuidado de mudar a água 2 vezes ou mais. Limpe e lave bem a língua de porco, o pezinho, a orelha e os rabinhos. Limpe a carne de peito e o lombinho fresco. Escalde os paios por 5 minutos. Coloque o feijão para cozinhar em bastante água (inclusive a água na qual ficou de molho) com o louro e o toucinho. Após 1 hora de fervura, vá juntando as carnes na seguinte ordem: a língua defumada, a carne-seca cortada em pedaços grandes, o pé e os rabinhos de porco, os paios e as costelas defumadas, o lombo salgado, a carne de peito, o lombinho fresco, a orelha de porco e as linguiças cortadas em pedaços grandes. Acrescente água quente em quantidade suficiente para manter as carnes sempre cobertas pelo caldo.Durante o cozimento, feito normalmente em dois caldeirões, retire a espuma que se forma na superfície. Quando os grãos estiverem macios e o caldo meio grosso, tempere o feijão com o alho dourado no óleo. Verifique o sal e elimine o excesso de gordura. Retire 2 conchas de feijão e amasse com o garfo até obter uma pasta. Misture com a feijoada e abaixe o fogo. Sirva acompanhado de arroz branco, couve, laranja, farinha de mandioca etc.

Feijoada Baiana – Ingredientes: 1 kg de feijão mulatinho, 700g de charque, 200g de toucinho, 500g de carne bovina, 400g de rabo de porco, 300g de orelha de porco, 600g de costela de porco defumado, 400g de chouriço ou paio, 250g de cebola, 5 dentes de alho moídos,1 kg de Dobradinha limpa e cortada em tiras,4 colheres (sopa) de extrato de tomate,3 folhas de louro, Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de Fazer: lave bem as carnes salgadas e deixe de molho em água gelada, de um dia para o outro, trocando a água para retirar o sal. Cozinhar a dobradinha em panela de pressão por 1 hora . Após esse tempo, lavar bem em água corrente, e acrescentar meio copo de vinagre branco. Reservar. Á parte, Refogue o toucinho, junte as carnes, acrescentado o feijão e a água necessária. Tempere com cebola, alho, hortelã, pimenta-do-reino, extrato de tomate e louro. A proporção que for cozinhado retire as carnes que forem amolecendo. Junte a dobradinha reservada e deixe no fogo até que o feijão fique bem cozido. Sirva com farinha de mandioca e arroz branco.

Feijoada Sergipana – Ingredientes – 200 g de charque,200 g de carne verde,200 g de costela de porco, 200 g de pé de porco,200 g de calabresa ou paio,200 g de rabo de porco,500 g de feijão mulatinho, Quanto baste de alho, cebola, tomate, pimentão, folhas de louro, cebolinha e pimenta-do-reino para temperar. Quanto baste de abóbora, quiabo, maxixe, couve, chuchu e cenoura, que são cozidas junto das carnes, mas servidas à parte.

Modo de Fazer: Deixe o feijão já lavado de molho por no mínimo 2 horas. As carnes salgadas devem permanecer em água abundante por pelo menos 5 horas. Depois de escorridas, ferve-se por 10 minutos. Faça um refogado com os temperos. Acrescente as carnes e o feijão, cubra com água e deixe ferver por uma hora. Junte as verduras, com o cuidado de colocar as mais macias, como quiabo e chuchu, por último. Deixe até ficarem apenas cozidas. Bom apetite!

Feijoada De Frutos do Mar para Iemanjá – Ingredientes: 1 kg de camarões médios, 250g lulas em anéis, 300g polvo já limpo e cozido com bastante água e 1 cebola inteira, 500g de feijão branco que ficou de molho em bastante água, 3 folhas de louro, 500ml caldo de camarões , 3 tomates sem peles e sem sementes picados, suco de 1 limão, 1 cebola grande, 4 dentes de alho picados, 30 ml de azeite de oliva, ½ xícara de chá de salsa, cebolinha e coentro picados.
Modo de Fazer: Cozinhe o feijão na própria água que ficou de molho e as folhas de louro, até eu os grãos estejam macios porém, sem se desmanchar, por aproximadamente 1 hora. ( se precisar, junte mais água quente ). Em uma frigideira, refogue no azeite, a cebola, o alho, o tomate, e os cheiros verdes. Adicione a lula, polvo, o feijão já cozido, e os camarões crus temperados com sal e pimenta a gosto. Por fim, agregue o caldo de camarões e deixe que cozinhem até que a Feijoada, se apresente cremosa. Finalize com o coentro picado e algumas gotas de limão.