Pintar as paredes é uma ótima solução para mudar a cara da decoração de algum ambiente da casa. Para não gastar muito, é possível trazer estilo e personalidade fazendo o trabalho no estilo “faça você mesmo”.
Para te auxiliar, trouxemos dicas do pintor Valdomiro Chantal (Chocolate), que orienta quais acessórios e tintas devem ser utilizados e destaca alguns truques para uma pintura harmônica e profissional.
Segundo Chocolate, antes de iniciar qualquer processo, a sua segurança deve ser lembrada. Utilizar itens para evitar respingos nos olhos ou a inalação de poeira, proteger o piso e os móveis também é parte importante antes de iniciar o trabalho com a pintura.
Uma excelente dica é o uso da fita crepe. A fácil aderência e remoção da fita em paredes facilita a pintura, delimitando um espaço que deve ser pintado daquele que não deve.
“A fita crepe será sua aliada número 1 para dar o acabamento perfeito na pintura e não deixar que a tinta encoste no rodapé ou no teto das paredes. Para usar, basta colar um pedaço da fita bem rente ao teto e ao piso, evitando que a tinta pinte onde não deve”, ensina Chocolate.
A fita crepe auxilia também para não manchar interruptor e não sujar guarnições de portas, janelas ou outras superfícies.
Para a parede receber a tinta, é necessário que as imperfeições estejam corrigidas e a superfície nivelada. “Para paredes internas e fora de locais úmidos, a massa corrida e gesso podem ser utilizados. Já em ambientes externos que recebem água e umidade, o ideal é aplicar a massa acrílica”, aconselha o pintor. Após a aplicação e a secagem do produto, utiliza-se uma lixa para afinar o acabamento.
Não esqueça de comprar rolo e pincéis (serão utilizados para acabamentos, como rodapés e contorno de teto).
Por onde começar a pintura?
Chocolate recomenda iniciar pela pintura dos cantos e junções da parede com o teto e rodapé. “Depois, com o auxílio do rolo, é feita a aplicação da tinta no restante, sempre começando de baixo para cima.
Quantas demãos são necessárias?
A cobertura total, normalmente, é alcançada com duas ou três demãos. Contudo, o tempo de secagem varia de acordo com o clima do local e o tipo de tinta. Em geral, para produtos à base d’água, como tinta látex ou acrílicas, o tempo é de cerca de quatro horas.
E para área externa?
Para a pintura da fachada é preciso escolher uma tinta adequada para pintura externa. Essa área sofre com a ação direta do sol, chuva e outras intempéries como mofos e infiltrações. Com a modernização do mercado, existem opções que resistem melhor a esses ataques do tempo e otimizam a pintura, tais como as tintas de manta liquida e fundo preparador, além da tinta em verniz ou esmalte ideal para madeira e ferro (portas, janelas e grades).
Além disso, para manter a tinta bonita por muitos anos, use uma seladora de parede. Esse produto prepara a superfície para receber a tinta, melhorando a fixação.
Seguindo essas dicas, é possível pintar facilmente as paredes da casa e o melhor: reduzir gastos!