Exposição inédita exalta o feminino no Shopping da Bahia

Dezesseis mulheres foram retratadas pela fotógrafa paulista Priscila Felipe para a exposição “Seu sonho virou arte”, que ficará em cartaz de 4 a 21 de outubro, no Shopping da Bahia (Alameda Luís Gama, no 3º piso). Todas elas têm algo em comum: são mulheres que recuperaram a saúde, a autoestima e a qualidade de vida depois de terem sido submetidas ao tratamento cirúrgico contra a obesidade. A exposição é resultado do trabalho realizado para o Miss Bariátrica, concurso pioneiro no gênero no país, que é promovido há seis anos pelo NTCO (Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade). O tema deste ano foi desenvolvido em parceria com a fotógrafa e reúne retratos no tamanho de 60 cm x 80 cm das finalistas do Concurso 2018, que aconteceu em agosto em Salvador.

A técnica fotografia de retrato usada por Priscila Felipe tenta captar um pouco da personalidade das mulheres fotografadas. Para tanto, a fotógrafa fez um trabalho de consultoria de estilo com cada uma delas e usou recursos como iluminação de estúdio e direcionamento de pose.

Para uma das mulheres retratadas, a técnica de enfermagem, Emanuela de Araújo Menezes, 36 anos, eleita a Miss Bariátrica 2018, participar do ensaio fotográfico foi uma experiência mágica e única. “As poses e os sorrisos foram extraídos de mim de uma forma muito natural, leve, cheia de diversão e não é à toa que obtivemos esse resultado. Fui tratada como uma verdadeira modelo”, disse Emanuela, que há 3 anos fez uma cirurgia bariátrica e conseguiu eliminar 43 quilos.

“A saúde emocional tem a ver com a autoestima, estas mulheres tiveram a possibilidade de resgatar o amor próprio e o autocuidado a partir deste emagrecimento”, afirma Hélder Farias, psicólogo da equipe do NTCO. “Este novo corpo é a possibilidade de um novo contrato de cuidado consigo e o Miss Bariátrica é a possibilidade de buscar no outro este reconhecimento, algo que todos nós buscamos”, acrescenta.

“Beleza é algo surpreendente. Quando você se sente bem consigo mesma, fica bela. É algo seu, que vem de dentro para fora”, afirma a fotógrafa Priscila Felipe. “Mostrar as pessoas como eu as vejo tornou-se uma grande paixão no fazer dos meus retratos. A mulher não tem que ser perfeita. Neste trabalho, eu valorizo todo tipo de forma física e durante o ensaio fotográfico e todo o processo de construção das imagens, as mulheres ressignificam seu próprio corpo, sua autoimagem e seus propósitos de vida, profissionais e pessoais”, conclui Priscila.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *