Cenas do cotidiano sertanejo e a simplicidade de um povo trabalhador, seja nas feiras livres ou arriscando suas vidas em carvoarias, em prol do sustento, foram registradas nas 18 imagens, que compõem a exposição Caminhos do Sertão, com curadoria do fotógrafo João Machado. A mostra estará aberta na galeria Cláudio Colavolpe Photo Art, a partir do dia 27/07, de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h30 e aos sábados, das 09h às 13h. A entrada é gratuita. A vernissage, para convidados, acontecerá no dia 26/07, às 19h.
Seis fotógrafos abraçaram o desafio de retratar o Sertão: Alisson Luz, David Rios, Jorge Spínola, Marcelo Pinna, Marta Suzi e Vânia Viana. O resultado é fruto de uma imersão fotográfica, sob o direcionamento de João Machado, que compartilhou aprendizados, em vivências teóricas e práticas, na zona rural da região de Alagoinhas e entorno. “Foi a primeira vez que disponibilizei passar meus ensinamentos com tanta profundidade. A exposição apresenta um pedaço do meu sertão, fotografado com muita dignidade, ouvindo e respeitando cada pessoa fotografada. Fiquei surpreso com o resultado, em ver imagens tão minhas em outros olhares”, conta João Machado.
Para a fotógrafa Marta Suzi, o poder indescritível da luz do sertão, em seu amanhecer e anoitecer, a sútil e bela estética de pessoas anônimas e sofridas, em ambientes áridos, são as principais riquezas reveladas na vivência. “Construímos um rico material fotográfico, que resultou na narrativa de Caminhos do Sertão, local de leveza e beleza em meio à solidão. Uma singeleza quase etérea, como retratado na foto nominada “Celestial”, comenta Marta Suzi.
Ser capaz de se entregar e ver com os olhos do coração. Esse foi o principal desafio para a fotógrafa Vânia Viana. “Deixamos de lado a confusão ruidosa da cidade e mergulhamos no singelo, no ordinário que é tão vibrante. É muito importante nos voltarmos para esse cotidiano que é tão desvalorizado e representa muito das origens do povo nordestino”, comenta Vânia.
A imersão e exposição Caminhos do Sertão conta com o apoio da galeria Cláudio Colavolpe Photo Art. “Acreditamos muito na proposta do trabalho apresentado por João Machado. Nosso maior interesse é fomentar a arte fotográfica na Bahia, abrindo espaço para que novos nomes possam surgir, num mercado tão restrito como o de arte, na nossa cidade”, conta Cláudio Colavolpe.
O resultado foi além do esperado. “Imagens fantásticas, bem resolvidas. O sentimento é a marca de João Machado e as imagens capturadas mostram claramente essa influência”, conclui Colavolpe. No dizer do grande Guimarães Rosa, “o sertão é dentro da gente. E esse sertão não é feito apenas de aridez e provocação, mas também de veredas, de estações, de alivio e beleza em meio à solidão”.
Serviço:
Exposição Caminhos do Sertão
Abertura: 26 de julho, às 19h (para convidados)
Visitação: 27 de julho a 24 de agosto de 2018. De segunda a sexta-feira, das 09h às 18h30 e aos sábados, das 09h às 13h
Local: Galeria Cláudio Colavolpe Photo Art
Endereço: Avenida Paulo VI, 796, Pituba, Salvador-BA
Telefone: 3452-1966
Classificação indicativa: livre
Entrada franca