Quem visitar o estande da Fundação Odebrecht no Encontro do Programa de Escolas Associadas da Unesco, que acontece entre os dias 12 e 14 em Salvador (BA), será levado a uma viagem às Casas Familiares do Baixo Sul da Bahia. Além de poder conversar com estudantes sobre modelo educacional que alia teoria e prática para o ensino de técnicas agrícolas, no estande será oferecida uma experiência de realidade virtual com a exibição de filme em 360 graus.

O vídeo mostra a história de Lindomar dos Santos, jovem agricultor do município de Presidente Tancredo Neves (BA) e aluno de uma das Casas Familiares apoiadas pela Fundação Odebrecht no Baixo Sul. Por meio de uma tecnologia que permite que o mundo virtual seja misturado ao real, onde o espectador escolhe o ponto e ângulo da filmagem que quer assistir, será possível conhecer a rotina de Lindomar na Casa Familiar, mergulhar em seus projetos produtivos e ver sua interação com os colegas, a família e comunidade. O objetivo é que a experiência educacional que acontece na região possa ser vista por todos, sem que necessariamente as pessoas tenham que ir fisicamente até as instituições.

A história mostrada no filme retrata o desafio de cursar o ensino médio na zona rural e a construção de oportunidades oferecidas pelas Casas Familiares, que vêm contribuindo para a redução do êxodo no campo. Além da experiência virtual, será possível dialogar presencialmente com estudantes das três instituições de ensino apoiadas que participarão do Encontro Unesco e irão contar as suas trajetórias de transformação por meio do acesso a uma educação de qualidade.

Também será possível assistir ao vídeo pelo canal da Fundação Odebrecht no YouTube. Nos dispositivos móveis, basta movimentar o aparelho ou tocar na tela para visualizar a direção desejada. No computador, a tela pode ser arrastada com o mouse ou com as setas do teclado.