O espetáculo baiano, “O Encantado”, entra em cartaz no dia 1º de agosto, no teatro SESI Rio Vermelho. A temporada segue durante todas as quartas-feiras do mês, sempre às 20h. Baseada em fatos reais pouco conhecidos, a montagem apresenta o movimento sebastianista da Pedra do Reino, liderado por beatos que estabeleciam comunidades com centenas de seguidores pelo interior de Pernambuco. Este foi um dos principais levantes populares de cunho sebastianista, ao lado da Guerra de Canudos.
O personagem Felipe Silveira dos Anjos se apresenta como sucessor da coroa do Reino Encantado do Sertão e descendente de antigos reis, na verdade os beatos, que pregavam o ressurgimento do rei português Dom Sebastião (morto em combate no século XVI). Esta seria a solução para pobreza e sofrimento da região castigada pela seca. O relato é costurado por elementos sonoros e visuais do universo sertanejo: lamentos, cantos, prosas e poesias. Enquanto a trilha sonora e musical é executada ao vivo pelo músico /personagem, Igor Reis que divide o palco com o ator Ricardo Stewart.
A peça é uma remontagem da encenação “Quaderna, o Encantado”, de 2015, ambas do diretor Edinilson Motta Pará. A nova versão tem novidades na estrutura cênica, na trilha sonora e mudanças no texto, a fim de aproximar ainda mais os fatos históricos ao contexto atual. A intensão é levar ao público reflexões sobre aspectos que tiveram grande importância para a formação da consciência cultural e política do país.
SERVIÇO:
Espetáculo teatral “O Encantado – Uma saga nordestina em busca de Dom Sebastião”
Local: Teatro SESI Rio Vermelho
Datas: Todas as quartas-feiras de agosto (01, 08, 15, 22, 29)
Horário: 20h
Entrada: R$20 (inteira) R$10 (meia)
Classificação: 14 anos