A mostra entra em cartaz no Dia Mundial da Reciclagem, 17 de maio, e é assinada pelo premiado artista Antonio Cotrim
Em comemoração ao Dia Mundial da Reciclagem, nesta quarta-feira, 17 de maio, a Estação Imbuí de Metrô recebe a exposição Modificando Objetos, Transformando Vidas, do premiado artista e arquiteto Antonio Cotrim. Promovida pela CCR Metrô Bahia, a mostra apresenta obras elaboradas a partir da reciclagem de materiais descartados no lixo e segue aberta à visitação até 5 de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.
No local, os clientes do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas poderão conferir peças como bancos, luminárias, cadeiras, entre outras, que tiveram como base materiais diversos, a exemplo de engradado plástico, pá e pasta de trabalho. “A ideia é promover uma reflexão sobre o lixo, reciclagem, meio ambiente e cidadania. São obras que utilizam, principalmente, materiais plásticos e derivados de borrachas, que demoram centenas de anos para se decompor nos aterros sanitários”, explica Cotrim.
A ação integra o programa Bora de Metrô, da CCR Metrô Bahia, que promove durante todo o ano no Sistema Metroviário eventos culturais e de entretenimento, além de serviços de saúde, beleza e bem-estar. “Com a exposição, reforçamos o nosso compromisso com a pauta ambiental e social, além de fomentar a arte e cultura local”, destaca Rodrigo Rainer, gerente de Comunicação, Ouvidoria e Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia.
Serviço
O quê: Exposição Modificando Objetos, Transformando Vida
Quando: de 17 de maio a 5 de junho
Onde: Estação Imbuí de Metrô
Sobre Antonio Cotrim
Natural de Jequié (BA), o artista e arquiteto Antonio Cotrim apresenta seu olhar e sua criatividade na reciclagem de materiais que estão no lixo. Envolvido com questões ambientais com foco em reciclagem e sustentabilidade, Cotrim já foi premiado pelo Movimento HotSpot, uma premiação nacional, como “Revelação de novos talentos no Brasil”, em 2013, pelo Sindicato dos Engenheiros do Brasil, na premiação nacional “Ambientar uma praça com material reciclado”, em 2015, entre outros. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), ele também trabalha com arquitetura de baixa renda, fiscalizando obras e implementando projetos de melhorias em unidades habitacionais.