Especialista Priscyla Caldas dá dicas e analisa mercado empresarial do ponto de vista digital
Em plena revolução digital, tem sido cada vez mais intensa a corrida das empresas por modernização. Segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2018, 48% dos negócios pretendiam investir em inovações digitais. E com razão, já que outra pesquisa feita no mesmo ano, pela Sprout Social, aponta que 74% dos consumidores usam as mídias sociais para escolherem o que vão comprar.
Esse movimento, em muitos casos, é fruto das demandas de potenciais compradores cada vez mais exigentes, que querem não só praticidade no acesso ao produto, mas também uma abordagem amigável das empresas nas redes. Levando isso em consideração, Priscyla Caldas, sócia da empresa de marketing digital ARUNA Marketing, aconselha empreendedores a entender a importância do universo digital e valorizar as novas ferramentas existentes.
“Muitos empresários não têm consciência de quanto as ferramentas digitais ajudam no crescimento mercadológico. Não avaliam as métricas do Instagram e Facebook, não tem uma identidade visual padronizada, não alimentam suas mídias rotineiramente. É preciso primeiro que haja essa percepção para que a empresa tenha chances de sucesso”, indica Priscyla, que é mestre em Comunicação nas Organizações pela Universidade Lusófona, em Portugal e MBA em Gestão de Negócios.
Para Priscyla, o primeiro passo na incursão digital é definir as metas e investir em redes que combinem com o perfil e a necessidade de cada organização. “Empresas de pequeno porte tem demandas bem distintas das grandes corporações, fazendo assim necessário a adequação das tecnologias de acordo a cada rotina”, explica.
Contudo, a profissional ressalta fatores básicos sem os quais é praticamente impossível se nortear no universo digital. “Site responsivo com blog, e-mail personalizado, WhatsApp Business, presenças nas mídias sociais, cartão digital, Google meu negócio atualizado e investimento em links patrocinados são alguns dos itens que todas as empresas precisam, independente do porte”, esclarece.
A especialista também alerta sobre os riscos de se negligenciar os fatores digitais. “O mundo digital é uma realidade, não se adequar a ela é pedir para não ser encontrado pelo cliente e culpar o mercado e a situação do país pelo fato da empresa não estar prosperando”, revela Priscyla.
“Há cerca de quinze anos, não existiam profissionais especializados unicamente na gestão de mídias sociais, muito menos profissionais eram contratados para analisar o posicionamento de uma marca na internet. Ela continua a se revolucionar e a atualização e conhecimento destas ferramentas digitais se torna cada dia mais imprescindível. Na ARUNA, como gostamos muito deste mundo tecnológico, é um processo natural nos interessarmos por cada inovação lançada”.
Para conhecer mais sobre o universo digital, acesse www.arunamarketing.com.br/.