A palavra de ordem do brasileiro em 2019 é “reinventar”. Que significa “criar algo a partir do que já existe, transformar a si, a algo ou outrem, transformar o cotidiano, sair da rotina”. Diante da crise econômica que o país enfrenta, com altas taxas de desemprego, hoje são 12,4 milhões de pessoas desempregadas, segundo o IBGE, as pessoas precisam transformar seu cotidiano, literalmente. Sem emprego a saída é buscar novas formas de trabalho. Neste processo de mudança é importante o autoconhecimento, perceber as habilidades, o que gosta de fazer, os hobbys que podem virar negócio.
Observamos o crescimento das pequenas empresas, as pessoas estão dispostas a empreender, a criar, e nessa atmosfera de fim de ano, momento de analisar as vitórias e possíveis derrotas. Lembrar e repensar as metas. É dada a largada para os novos planos. O ano que chega vem cheio de expectativas e renovações. Momento ideal para reinventar carreiras.
Kelly Passarello, coach, consultora organizacional e orientadora de carreira, afirma que com planejamento de vida e carreira o indivíduo pode ter um ano de oportunidades e certezas. “Podemos revolucionar 2019 se a gente quiser. Analisamos possíveis fragilidades e o potencial de desenvolvimento da pessoa. Não dá mais para terceirizar a carreira, e a vida também. Não dá mais para inclui-las (vida e carreira) nas orações e achar que com fé tudo vai acontecer. A fé é importante e eu acredito muito nela, mas sem ação não dá”, frisou.
Técnicas vão ajudar a adquirir confiança em si mesmo e a despertar possíveis potenciais. “Se eu te perguntasse agora como você quer estar em dezembro de 2019, você saberia me dizer? Conseguiria me descrever as ações, as metas e os objetivos que você deseja alcançar? Saberia me descrever o passo a passo de como chegar lá? Pois é, tudo isso está relacionado a um planejamento de carreira, que está atrelado a um planejamento de vida, que está ligado ao bem-estar. Não dá mais para deixar de lado. Os resultados são surpreendentes, disso eu tenho a certeza”, concluiu Kelly Passarello.