Aprenda em 5 etapas como construir um escritório confortável, funcional e estético.
Trazer o trabalho para dentro de casa não é uma tarefa fácil. Com notebooks, impressoras, fios, pratos de comida, papéis espalhados e utensílios pessoais por todos os lados, o home office acaba virando um caos. Para solucionar os problemas de organização, falta de espaço e mobilidade dos escritórios, o arquiteto baiano Márcio Barreto montou um tutorial rápido para construção de um home office móvel, usando uma estante tradicional.
1º — MONTE OU UTILIZE UMA ESTANTE
“Essa é uma estante tradicional de escolas e bibliotecas, com a função principal de guardar e organizar livros. Feita em estrutura metálica e estruturada com parafusos e porcas, é muito simples de montar. Muitos não conseguem ver beleza nela, mas customizando-a conseguimos ótimos resultados. Primeiro de tudo, monte-a, colocando as prateleiras na posição ideal para sua sustentação”, explica Márcio.
2º— ILUMINE DO SEU JEITO
“Montada a estante, insira um trilho eletrificado com ‘spots’, para dar uma iluminação própria ao móvel e atender o conforto visual. Normalmente esses trilhos são utilizados no teto, mas eles encaixaram perfeitamente nos furinhos da estrutura da estante”, relata.
3º — REFORCE A PRATELEIRA CENTRAL
“Insira uma outra prateleira (tampo de ‘pinus’), na altura de uma mesa e profundidade suficiente para trabalhar, para suportar e apoiar o computador, teclado e objetos rápidos de escritório”, instrui.
4º — COLOQUE PUXADORES DE ARMÁRIO
“Para dar suporte a outros objetos, podendo ser de cunho decorativo ou não, coloque puxadores de armário a fim de mantê-los nas laterais, mas perto de você”, aconselha o arquiteto.
5º — PRÁTICO, MÓVEL E BONITO
“Com a estrutura finalizada, comece a alocar o gabinete (CPU), impressora, itens de escritório, artigos decorativos e algumas plantinhas para diferenciar o ambiente. Agora temos um estação de trabalho super confortável, funcional e estético, que irá ajudar na longa jornada de trabalho home office”, conclui.
Para mais informações sobre arquitetura de interiores criativa, acesse a página do Instagram @arquiteturadobarreto.