Dicas de receitas para o Dia dos Pais, por Elíbia Portela

contato@elibiaportela.com.br

Salve o Papai!

Domingo é o dia dele! Inicialmente, foi escolhido um dia especial de agosto para comemorar o Dia dos Pais, por ser o mês de São Joaquim (segundo a tradição católica, o pai da Virgem Maria, avô de Jesus Cristo). Para que pudesse ser comemorada sempre aos fins de semana (quando supostamente os pais estão de folga e podem aproveitar o dia com os seus filhos), a data foi modificada para ser celebrada anualmente no segundo domingo do mês de agosto. Todos os pais gostam de receber carinhos e a presença dos filhos nesse dia! Seja uma visita presencial, um telefonema ou até mesmo através de mensagens. Afinal, é o dia designado para a festa dele! Mas nada melhor que se sentar à mesa com todos aqueles que o consideram “O Paizão!” Aqui vão algumas dicas para complementar o dia, que deve ser só de alegrias! Feliz Dia dos Pais!

Salada Caprese – Ingredientes: tomates frescos ou seco, mussarela de búfala, algumas folhas de rúcula, 1 colher (chá) de orégano, 4 colheres (sopa) de azeite de oliva, 1 colher (sopa) de vinagre tinto, sal e pimenta do reino á gosto, folhinhas de manjericão frescas.

Modo de Fazer – Corte os tomates e as mussarela em fatias de 1 cm. Tempere as fatias de tomates com o vinagre e deixe repousar por 10 minutos. Escorra. Arrume a salada alternando e sobrepondo as fatias de tomate e mussarela, sobre as folhas de rúcula. Regue com o azeite de oliva, salpique com sal e orégano e espalhe as folhas de manjericão na superfície.

Picanha ao forno – Ingredientes: 1 picanha de + ou – 1.300 kg, 2 kg de sal grosso, 1 galhinho de alecrim e 2 claras de ovos.

Modo de Fazer: Primeiro você precisa misturar as claras com o sal, fazendo uma farofa úmida. Em seguida forre um tabuleiro com parte desta farofa e aí deite a picanha com a parte de gordura virada para cima. Ponha o galhinho de alecrim sobre a carne e cubra-a com o restante do sal, não deixando nenhuma parte da carne exposta. Leve para assar no forno preaquecido (200ºC) por cerca de 2 horas. Enquanto isso, derreta 100g de manteiga, e aí frite 1 cebola grande em fatias (só alourar). Reserve. Passado o tempo, retire a carne do forno e, com cuidado, quebre a placa de sal que se forma em torno da carne. Corte-a em fatias e ponha numa travessa. Regue com a manteiga aquecida, e as fatias de cebola ou tomatinhos salteados. 

Frango assado acebolado – Ingredientes: 1 frango grande mais ou menos 1. 200kg, 1 limão para lavar e outro para assar, 3 dentes de alho socados, 1 colher de sobremesa de sal, 1 colher de café de pimenta branca (rasa) e 4 colheres de sopa de molho inglês. Para a pasta: 1 cebola grande ralada, 100 g de creme de leite sem soro e 3 colheres de sopa de maionese.

Modo de Fazer: Faça uma pasta de cebolas misturando a cebola ralada com a maionese e o creme de leite. Reserve. Pegue o frango, retire os miúdos, lave-o por dentro e por fora com água e limão, escorra e seque com guardanapo de papel por dentro e fora, em seguida, passar a pasta de cebola por todo frango (dentro e fora). Colocar em uma assadeira, adicionar o limão inteiro e os galhos de alecrim no interior do frango. Cobrir com papel lâmina e levar ao forno para assar em temperatura média por 40 min. Retire o papel e deixe no forno até começar a dourar mais ou menos 30 minutos, aumentar o forno para o máximo para dourar e ficar crocante.

Arroz a Piemontesa – 3 xícaras de (chá) de arroz branco cozido, 200g de champignon, 200ml de leite, 1 colher (sopa) de amido de milho, 1 lata de creme de leite, 100g de queijo parmesão ralado.

Modo de Fazer: Em uma panela, antiaderente, refogue a cebola na margarina, junte o champignon e salteie por alguns minutos, quando começar a dourar, acrescente, o arroz e  o leite. Dissolva o amido de milho em um pouco de leite e acrescente ao refogado. Acrescente 1 colher de sopa de salsa bem picada. Misture bem até atingir o ponto de creme e acrescente o queijo ralado. Mexa bem e sirva enquanto quente.

Tomatinhos salteados no alho – Ponha em uma panela 2 colheres de sopa de azeite e, depois de aquecido, salteie dentes de alho inteiros e 8 a 10 tomatinhos cereja salteando por alguns minutos. Tempere com sal a gosto.

Mousse de Maracujá – Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 250 ml de suco de maracujá, 1 caixinha de gelatina sabor maracujá.

Modo de fazer: Faça a gelatina como de costume. No lugar da água gelada, coloque o suco de maracujá. Despeje o leite condensado no liquidificador, coloque a gelatina com suco e de uma leve batida, por último acrescente o creme de leite (bata pouco, só para misturar) fica um creme grosso. Coloque em tacinhas e leve a mousse de maracujá para gelar. Se quiser, faça uma calda com a polpa de um maracujá, 1 xícara de chá de água e 1/2 xícara de chá de açúcar granulado . Fervura de 10 minutos. Sirva fria sobre a mousse, deixando as sementinhas para decorar.

BOCA DE FORNO – Nesse mês de agosto, teremos o curso do aprendendo a cozinhar em 8 aulas aos sábados das 8:30hs as 12:00hs. Fique atento ao pacote promocional para o papai, pois teremos muitas aulas!

Até a próxima!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *