Por Elíbia Portela (Instagram @elibia_portela / e-mail elibiaportela@gmail.com)

Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. Naquela época, as pessoas trocavam ovos de galinha decorados. A tradição dos ovos de chocolate começou na França e, a partir do século XIX, os ovos doces tomaram conta da comemoração. E então, vamos fabricar nossos próprios ovos? Com certeza vão surgir muitas ideias, e todas serão bem-vindas, pois criatividade é o que mais precisamos nestas horas. A seguir, veja três opções de receitas para a Páscoa.

Ovo de Páscoa tradicional 

Ingredientes: 1 kg de chocolate ao leite ou meio amargo, formas de acetato para ovos, tamanhos variados.                 

Modo de fazer: Derreta o chocolate numa panela que foi aquecida no                   banho-maria. Tempere o chocolate, conforme indicação da embalagem, transfira o chocolate para uma pedra mármore e vá espalhando com uma espátula sobre o mármore rapidamente, até colocar um pouco nos lábios e sentir o chocolate frio. A temperatura depende do sabor do chocolate (verifique na embalagem). Coloque o chocolate nas formas, distribua por toda ela. Vire para escorrer o excesso. Leve para gelar virado sobre papel manteiga. Se a camada ficar fina, faça mais uma camada de chocolate e vá repetindo até ficar na espessura desejada. Desenforme, aguarde que fique na temperatura ambiente, preencha as cavidades com bombons de sua preferência, embale com papel chumbo e complemente a decoração a seu gosto.

Obs. Se for trabalhar com o chocolate Fracionado, não há necessidade de fazer temperagem.                                                                                                             

Para os Bombons – Use uma mistura de chocolate derretido e pé de moleque picado. Levar à geladeira para que seque.

Obs. Faça bombons usando a mistura de chocolate com o pé de moleque nas forminhas de bombons e secando por 5 minutos na geladeira.

Ovo de Páscoa de colher

Ingredientes: 2 cascas de ovo em chocolate de 250g

Para o Recheio:

1.a etapa: 1 lata de leite condensado, 1 gema, 1colher de sopa de amido de milho e 1 colher de chá de manteiga sem sal.

2.a etapa: 50 gramas de chocolate ao leite, 50 gramas de chocolate meio amargo, 1 lata de creme de leite.

Modo de Fazer: Leve ao fogo numa panela antiaderente os ingredientes da 1.a etapa, misturando sempre até que forme um creme, e ferva por 2 minutos. Retire do fogo, junte os chocolates picados e abafe por 2 minutos. Agregue o creme de leite sem soro, misture bem para incorporar todos os ingredientes. Reserve para esfriar bem. Para a Montagem, coloque o recheio dentro das cascas do ovo de chocolate e decore com raspas de chocolates. Conserve na geladeira até a hora de servir.

Ovo de Páscoa com Oreo

Ingredientes: 1 casca de ovo em chocolate de 350grs (branco ou escuro) –Reserve.

Para o Recheio: 1 lata de leite condensado, 250g de chocolate branco picado, 1 colher (chá) de manteiga sem sal, 1 colher (chá) de baunilha, 1 caixinha de creme de leite sem soro e o recheio dos biscoitos.

Modo de Fazer: Leve ao fogo numa panela antiaderente os ingredientes do recheio, misturando sempre até que forme um creme e ferva por 3 minutos. Retire do fogo, aguarde que esfrie. Em seguida, junte o pacote de biscoitos Oreo (sem o recheio), bem quebradas. Misture com uma espátula delicadamente. Coloque esse recheio dentro da casca do ovo de chocolate e decore com biscoitos inteiros. Conserve na geladeira até a hora de servir.

Uma Boa Páscoa!