contatoelibiaportela@gmail.com

Panetone

Como todas as iguarias que agradam, fazem sucesso e ficam famosas,  sempre tem uma historinha  para sua  apresentação. Em relação ao Famoso Pão Natalino, conta-se que   foi criado em Milão por um padeiro chamado Tony, com o objetivo de impressionar o pai da moça que ele gostava. As pessoas começaram a comprar o “pão de Tony”, termo do qual originou o nome “Panetone”. Uns dão créditos, e outros não, mas… o mais importante é que todos gostaram. Deixo aqui algumas receitas práticas para que sejam elaboradas por você , e que agradem a todos que sentarem á sua mesa! Sucessos!

 

Panetone  – Massa  Básica – Esponja: Ingredientes:1.a etapa: 1 xícara de chá de açúcar refinado, 20 grs de fermento biológico,  1 e meia xícara de chá de farinha de trigo e 300 ml de água morna.

Modo de Fazer: Esponja: Em uma tigela, coloque o açúcar, fermento, a farinha de trigo de trigo e a água. Misture e deixe descansar por 20 minutos.

2.a etapa: Á parte, ponha no liquidificador :100grs de manteiga derretida e fria, 100ml de óleo de milho, 1 colher de café de sal, 2 gemas , 2 ovos inteiros, 2 colheres de chá de essência de laranja , 200ml de água morna, e 3 colheres de sopa de leite em pó. Bater por 2 minutos. Após a esponja estar bem fermentada, junte a mistura batida no liquidificador, vá trabalhando com uma colher ou espátula,  e aos poucos vá juntando Farinha de trigo passada por peneira, continuando a misturar até formar um ponto elástico. Sove bem . Deixe descansar por 30 minutos ou até dobrar de volume. Divida-a em 3 partes, recheie cada uma delas, com o que desejar ex( frutas ou gotas de Chocolate),  e modele bolas. Ponha cada uma delas em forma especial para Panetone ou formas improvisadas. Deixe descansar até que ultrapasse a borda da forma. Pinte com gema misturada a gotas de  leite. Coloque uma colher de chá de margarina sobre cada Panetone e leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por 35 minutos ou até dourar.

Recheio de Frutas: 1 e 1/2 xícaras (chá) de frutas cristalizadas, 1 xícara (chá) de uvas passas pretas e 1 colher e sobremesa de essência de Panetone. Misture as frutas cristalizadas, essência e as uvas passas. Agrega-los á massa. Para o Panetone Gotas de Chocolate,  é só Substituir as frutas pelas gotas de Chocolate. 

Panetone salgado.  Use a mesma massa do Panetone anterior, acrescida de mais um pouco de sal. Para recheio, substitua as frutas por: linguiça calabresa picada e frita em azeite de olivas e cebola picada. Se gostar, junte algumas azeitonas pretas  picadas .

Panetone recheado com Ganache – Use um Panetone já assado e frio, Corte a tampa do panetone, retire um pouco do miolo com uma colher, despeje o ganache, coloque novamente a tampa e leve para a geladeira por 1 hora. Cubra todo o Panetone com chocolate ao leite derretido. E deixe eu enxugue na geladeira.

Ganache: Aquecer 1 caixinha de o creme de leite no micro-ondas  por 40 segundos. Colocar 300 gr de os chocolate cobertura  já quebrado em pedacinhos e mexer bem. Acrescente  20 gr de suco de maracujá ou limão. Misture e aplique. Para decorar, use a sua imaginação. Só embale depois de enxuto.

Pudim de Panetone – Ingredientes: Misture em um recipiente, 2 xícaras de chá de Panetone  rasgado em pedacinhos e 1 xícara de chá de leite. Reserve. Á parte, ponha no copo do liquidificador:  1 lata de leite condensado, 5 ovos, 1 caixinha de creme de leite,  2 colheres de sopa de coco seco ralado. Bater  por 2 minutos. Combine esta mistura com o Panetone que ficou reservado. E transferir para uma forma caramelizada. Cubra a forma com papel lâmina. E leve ao forno usando banho maria, deixando que asse em temperatura 180 graus por 1 hora. Desenforme depois de frio, ( Se colar na forma, aqueça o fundo em água quente). Decore com ameixas em calda. Para o caramelo: 1 ½ xícara de chá de açúcar granulado, 150 ml de água. Ferver para que faça uma calda na cor de guaraná. ( não mexer para não açucarar) .

Panetone com Brigadeiro – Use um Panetone já assado e frio. Cortar na horizontal em 4 discos. Arrumar os discos em um prato, recheando – os com a massa de brigadeiro em ponto cremoso. Complemente com alguns Brigadeiros Gourmet e missangas variadas ( de chocolate). Decore a gosto. Obs. caso tenha que  transporta – lo , ponha um palito grande no centro e leve-o a geladeira por 30 min antes da viagem.