Fazer Churrasco naqueles momentos que você decide reunir as pessoas mais queridas é bom demais! E  como bom anfitrião, durante algumas horas, deve saber criar um momento especial gastronômico. Neste,você vai servir, aos poucos, pedaços de carne filetados na tábua para que seus amigos possam comer devagar. Sem pressa. No Rio Grande do Sul, o  Churrasco não é uma simples refeição. Não se come e vai embora. Tampouco, se come churrasco com pratos individuais, com arroz e salada. Aí seria o churrasco que se come em churrascaria. Após tantos pedidos de SOS de amigos que querem bancar verdadeiros Churrasqueiros, deixarei aqui muitas dicas colhidas em estudos, pesquisas e práticas conseguidas  junto a um companheiro que, além de apreciar um bom Churrasco, adorava fazer para receber os amigos.

Dicas importantes: 1- O segredo para o melhor churrasco da sua vida é aprisionar os sucos dentro do filé.

2- Quando a parte de baixo estiver dourada, é hora de virar a gordura para o fogo. Isso impede que o calor penetre na carne, e ela assa lentamente.

3 – Não fure a peça ao virá-la. Qualquer  incisão, os sucos da carne vão para o espaço.

4 – Use um pegador, e não um garfo, ou faça do jeito gaúcho: asse no espeto.

5 – Carne fresca é bem vermelha. Carne escura é sinal de que ficou muito tempo no mercado.

6 –  Picanha que pesa mais de 1,1 kg incluem partes de coxão duro. Picanha de verdade é pequena.

7 – Espalhe sal grosso na carne e na gordura, mas bata o excesso Isso deve ser feito 10 minutos antes do churrasco.

8 – Nada de salgar na noite anterior, senão o sal suga os líquidos da carne e a deixa com jeito de bacalhau, seco e salgado.

9 –  A gordura armazena boa parte do aroma e do sabor da carne. Faça incisões nela (sem chegar à carne), em um quadriculado. Asse primeiro com a gordura para cima. Isso derrete a gordura, que penetra a carne e a deixa molhada.

10 – Escolha bem a carne: Picanha, costela e linguiça não podem faltar. Quer incrementar ainda mais seu churrasco? Sirva fraldinha, entrecôte, lombo suíno, coraçãozinho de frango.

11 – Acerte na quantidade. Calcule, em média, 300 gramas de carne por pessoa. Mas leve em conta o tipo de corte, pois alguns podem conter ossos e gorduras.

12 –  Para os amigos que  não comem carne, ofereça outras opções de grelhados: berinjela, pimentão, abobrinha, milho, cebola, queijo coalho ou provolone na brasa ficam deliciosos.

Deixo aqui, 2 receitas práticas que  ajudam muito nesses  momentos de muitas  alegrias. Boa sorte!

Pão de alho com manteiga– Ingredientes: , Pão para pão de alho, sem recheio (comprado em padaria), – 200g de manteiga – 4 dentes de alho amassado ( em pasta), 1 colher de sopa de salsa micro picada – 1 xícara de queijo parmesão ralado. Modo de preparo: Cortar o pão sem deixar que as fatias se separem. Misturar bem os ingredientes em um recipiente até formar uma mistura homogênea – não precisa bater no liquidificador. Passar a pasta entre as fatias, besuntar o pão, salpicar o queijo ralado e levar ao forno.

Molho Campanha para acompanhar ChurrascosIngredientes
2 cebolas médias picadas,5 tomates picados,1 pimentão verde picado
1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado,1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas, Sal e pimenta-do-reino a gosto,1 xícara (chá) de azeite de oliva,1/2 xícara (chá) de vinagre de vinho , 1/2 xícara (chá) de água. Modo de preparo: Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes e deixe descansar por 30 minutos antes de servir.