Não importa se vai comer sozinha, com o marido ou se irá receber amigos para o jantar. A hora da refeição, os momentos tornam-se ainda mais memoráveis se a mesa está bonita, com cada coisa em seu lugar.
A mesa posta nada mais é do que o ato de organizar elementos como pratos, talheres e copos sobre a mesa, com o intuito de apresentar uma refeição para os seus convidados. O termo, que contagiou ‘’O mundo Online’’ durante a pandemia, em que as pessoas partilhavam mais nas suas redes sociais a sua casa e as suas novas rotinas. Por muito mau que o confinamento pareça, podemos sempre retirar algo, que nos faça evoluir ainda mais.
A casa se tornou escritório, academia, escola… Médicos passaram a atender à distância. Advogados, que antes sofriam com a falta de tempo para os amigos, passaram a defender o resgate dos velhos e bons hábitos de receber. Alguns empresários descobriram talentos como chefs, exibiram suas receitas e pratos bonitos de se ver. As fashions trends, já incorporaram ao planejamento, um dia com conteúdo com design e decor. Trazendo consigo grandes marcas mundiais, como Vista Alegre, Porcel e Versace, elevando ainda mais o grau de superação na hora de pôr a mesa.
O que era apenas um hobby, ganhou grande dimensão, aqueceu a indústria do setor e fez nascer uma profissão capaz de atender esta nova demanda. Um público que se tornou agora ainda mais exigente, resultado desse grande aumento de partilhas online.
A Profissão do Designer de Mesa, surge para unir as regras de etiqueta à mesa já existentes com esta nova procura do design, das proporções perfeitas e do belo visual. Para Criar um conceito único, respeitando cultura, estilo e dinâmica de cada casa e momento. Conversamos com Carla Magalhães, para entender direitinho como isso funciona.
Por puro prazer
“Para muita gente, decorar a mesa para as refeições diárias é uma atividade prazerosa. Mas é importante saber que há um tipo diferente de organização e decoração para cada tipo de encontro à mesa. Colocar arranjos de flores, pratos, talheres e guardanapos faz parte da vida de muita gente. Meus filhos já colocaram a mesa, logo conseguiram segurar o prato.
Mas, a realidade hoje é outra. Na Idade média, a mesa era tida como um tipo de móvel sem grande valor ou importância. Foi apenas na segunda metade do século XVIII, com a vida social mais intensa e menos cerimoniosa, que a sala de jantar começou a se destacar como espaço exclusivo para as refeições. Somente no século XIX que a mesa chegou ao seu apogeu. Deixou de ser apenas um objeto de decoração, passou assumir um importante papel social e profissional na vida das pessoas.
Alguma vez sentiu-se desconfortável, com vontade de levantar da mesa sem ao menos ter terminado a refeição? Ou já esqueceu a hora, com risos e boas conversas em torno da mesa com a família ou amigos? Essas duas realidades estão muito ligadas à forma como ‘’cria a sua mesa”, explica Carla.
E engana-se quem pensa que é questão puramente estética! A mesa posta deve ser pensada de forma a dispor e organizar todos os itens, de maneira a facilitar o momento de servir e degustar a comida com técnica e empatia. Pode parecer complexo, mas seguindo todo um processo, vai perceber rapidamente como imprimir a sua identidade e deixar a sua mesa conectada com o propósito de cada momento.
Apesar da correria do dia a dia, principalmente nas grandes cidades, a empresária afirma que cada vez mais as pessoas estão se preocupando com os detalhes. E isso atinge desde as mais jovens, até as donas de casa mais experientes, assim como os profissionais que trabalham com eventos, restaurante e hotéis de luxo em busca de consultoria especializada. Além disso, as redes sociais têm dado às pessoas a oportunidade de conhecerem esta nova profissão que muita gente não sabia que existia. “Quem vê uma foto se encanta tanto que quer fazer também”, afirma.
Amantes e profissionais!
Ficou curioso? Saiba que a atividade está tão em alta que já existem até cursos, para as pessoas se especializarem e fazerem de um pequeno encontro um acontecimento memorável.
Carla Magalhães é baiana, de Salvador e comandou os melhores eventos da Capital até 2014. Quando foi viver em França e participou do seu primeiro curso, ‘’Art de la Table’’ na École Hôtelièrie de Biarritz, iniciou seu novo percurso profissional. Mas não parou por aí, hoje vive em Portugal, e acabou de concluir o curso de Decoração de Interiores pela Escola Britânica de Artes Criativas. Para além da sua própria formação e crescimento na área, Carla tem a sua agenda cheia com serviços de designer de mesa, consultorias, produção de mesas e cursos online e presenciais. Em todas as suas funções Carla, é apaixonada pelo que faz, pelo que ensina e por isso não é difícil entender o sucesso e, porque tantas outras pessoas começaram com ela a paixão da arte da mesa posta.
Para Conhecer mais:
Instagram: @carlamagalhaes.pt/
Facebook: https://www.facebook.com/carlamagalhaes.pt
Blog: https://clubemesaposta.pt/inicio/
Contato / Whatsapp: + 351 910 857 615
email: geral@carlamagalhaes.pt