O Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA), através do Núcleo de Governança Pública, realiza com parceiros institucionais o 1º Encontro de Dados Abertos do Estado da Bahia, na quarta-feira, 9, que contará com palestras, mesas e debate sobre transparência, inovação e modernização da administração pública. O evento ocorrerá na sede do Ministério Público da Bahia (no CAB), às 14h, com o lançamento do Índice de Dados Abertos da cidade de Salvador, uma iniciativa da Escola de Administração da UFBA em conjunto com Open Knowledge Brasil (OKBR) e a Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV/DAPP).
O objetivo do Índice é avaliar o estado da política de dados abertos da cidade de Salvador, analisando as seguintes dimensões: finanças públicas, dados socioeconômicos, transporte público, atividades legislativos, informações geolocalizadas, indicadores ambientais, entre outras dimensões. O Encontro busca apresentar o conceito e o amplo ecossistema em torno dos dados abertos governamentais para engajar a sociedade baiana a produzir conhecimento, realizar o controle social e fomentar a criação de novos negócios através de análises de dados e desenvolvimento de novos serviços públicos.
As inscrições são gratuitas e a programação do evento completa está disponível em: www.doity.com.br/dadosabertos
Palestra especial – Neste mesmo dia, 9, às 10h, o CRA-BA promove palestra “Inovação para Políticas Públicas” na Escola de Administração da UFBA. O palestrante é o pesquisador Wagner Oliveira da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV/DAPP), que é um centro de pesquisa social aplicada voltado à inovação para políticas públicas e que tem como missão aprimorar a gestão pública brasileira e qualificar o debate público na sociedade em rede, por meio da transparência e do diálogo entre o Estado e a cidadania. O evento também tem inscrições gratuitas.
O apoio institucional do CRA-BA busca ampliar a cooperação a fim de impulsionar, na Bahia, a agenda da adoção de ferramentas, interfaces abertas e uso de dados abertos para fins da gestão pública e inovação.