Autos e Motos: Coronavírus e o mundo dos automóveis

Por Roberto Nunes

Revendas de carros zero km aderem ao atendimento virtual

O modo do atendimento online e virtual aos clientes já é uma prática nas concessionárias de automóveis do segmento premium no país. Quem compra modelos caros com valores acima de R$ 300 mil tem um atendimento bem personalizado e, muitas vezes, boa parte do contato do consultor de vendas é realizado por telefone, via whatsapp e por e-mail.

Nestes tempos de distanciamento social provocado pelo avanço do Coronavírus, a revenda GNC Suécia, exclusiva dos carros Volvo na Bahia, reforça o atendimento online com o fechamento temporário da loja na Avenida Paralela. Luiz Oliveira, gerente da GNC Suécia Salvador, adiantou que a loja estará fechada a partir desta quarta-feira (25/3) para garantir a saúde e a segurança de todos. Oliveira indica que os consultores estarão à disposição para o atendimento virtual dos clientes.

Comerciantes de carros seminovos suspendem atendimento ao cliente nas lojas

Os cuidados com o controle do Coronavírus, o Covid-19, já chegaram de vez ao setor automotivo. Fábricas fechando temporariamente suas linhas de produção em todo o Brasil e orientação para os funcionários ficarem em casa. Na Bahia, a semana começou com as concessionárias de veículos zero km ainda sem a adesão completa para o fechamento dos estabelecimentos.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador (Sedur) determinou o fechamento dos estabelecimentos comerciais de rua e dos shoppings centers a partir do dia 20 de março, conforme publicação no Diário oficial do Município. Se a regra é para um deve ser também para todos; e incluem o comércio em geral.

O lojista Ari Pinheiro Júnior, presidente da Assoveba (Associação dos Revendedores de Veículos do Estado da Bahia), explica que a entidade recomendou a suspensão do atendimento aos clientes nas lojas de carros seminovos a partir do último sábado, dia 21 de março. O comunicado da Assoveba explica ainda que as empresas podem funcionar usando os meios digitais, por meio de contato via whatsapp, e, caso seja necessária a presença do cliente, faça o agendamento para mostrar o carro ou mesmo resolver pendências de documentação para efetivar o negócio.

Car mechanic at the service station

Higienização é cuidado diário do carro  

Nos tempos de coronavírus, a limpeza do carro é extremamente importante e altamente saudável para motorista e demais passageiros. Depois da declaração da Organização Mundial da Saúde sobre a pandemia do Covic-19, que já atinge vários Estados brasileiros, é bom seguir dicas de higienização do automóvel.

Manter os cuidados básicos é o mínimo. É indicado ainda que o dono do carro tenha um frasco de álcool em gel. Além do produto para limpar as mãos, é indicado ter ainda lenços de papel. Mas a higienização do ar condicionado é prioridade, já que a proliferação das bactérias e fungos ocorrem no filtro de ar, se ele estiver sujo. O ideal é fazer a limpeza a cada 6 meses ou pelo menos uma vez por ano.
Entre os cuidados, está a higienização da parte interna do carro com aspirador e limpar os bancos com produtos específicos, focando na sujeira que acumula nas costuras e nas dobras.

Aceleradas…
– A Ford Camaçari está com produção suspensa do EcoSport e do Ka, a dupla de veículos  produzidos na Bahia. A decisão está valendo desde segunda, dia 23, para garantir a segurança dos funcionários e limitar a propagação do vírus, além de ajustar os volumes de produção à redução na demanda dos consumidores gerada por essa situação sem precedentes.

– Conforme antecipado aqui, o lançamento da nova picape Strada foi adiada pela Fiat do Brasil. Nova data somente será anunciada posteriormente.

– Carros que estejam no prazo de revisão até o fim de abril ganharam um período a mais por conta da situação de distanciamento social provocado pelos cuidados com a propagação do Coronavírus.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *