Por Roberto Nunes
Após dois meses com os serviços presenciais suspensos, as concessionárias e lojas de veículos em Salvador voltam a funcionar a partir desta quarta-feira, dia 3 de junho, de acordo com decreto municipal assinado pelo prefeito ACM Neto. Por enquanto, o comércio continua fechado nos shoppings centers. Estabelecimentos como teatros, cinemas, clubes esportivos, bares, restaurantes e academias de ginástica continuam com o serviço suspenso na capital baiana como também há uma determinação da interdição de praias e a suspensão de aulas em instituições de ensino até o dia 15 deste mês.
Com ações de venda online, o setor automotivo baiano amargou resultado ruim diante das normas do distanciamento social por conta das restrições do COVID-19. Apenas o serviço de centros automotivos e das oficinas nas revendas estava liberado para o atendimento com agendamento.
O prefeito ACM Neto vem monitorando o avanço da doença entre a população e diariamente apresenta números do coronavírus em Salvador. Em todo o estado da Bahia, já são 701 mortes e 18.898 casos confirmados de Covid-19.
Regras nas lojas de veículos
Aurivalter Silva Junior, diretor comercial do Grupo GNC, elogiou as normas do protocolo de segurança assinado pelo prefeito de Salvador ACM Neto e afirmou ainda que todas as lojas do Grupo GNC na Bahia irão cumprir rigorosamente as normas com o controle da entrada e da saída de clientes.
“Iremos assegurar que não tenha aglomeração de pessoas no interior dos estabelecimentos e trabalhar para cumprir o protocolo de distanciamento social entre clientes e colaboradores”, destaca o executivo, informando ainda que será obrigatório o uso de máscaras e o fornecimento de álcool em gel para a clientela. Segundo Aurivalter, as lojas podem funcionar das 10h até 16h para o púbico, e todos os colaboradores irão usar máscaras com proteção facial de acrílico.
De acordo com Milton Lemos, da Diamante Car (Avenida Bonocô), os lojistas de carros seminovos estão comprometidos a cumprir todas as normas de segurança. “Passamos por um período complicado. Agora, o cliente deve seguir as determinações para entrar na loja, passando por medição de temperatura e o uso do álcool em gel por todos. Os nossos funcionários irão atender com agendamento e usando máscaras de proteção”, adianta Lemos.
– Priorizar o teletrabalho ao trabalho presencial, assim como reuniões por teleconferência;
– Manter distância mínima de 1,5m entre qualquer pessoa;
– As estações de trabalho que não atendam ao distanciamento mínimo devem utilizar barreiras físicas entre as pessoas;
– Demarcar no chão as posições de fila e assentos de espera/atendimento, respeitando o distanciamento mínimo;
– Evitar controle de acesso com contato físico, a exemplo de biometria e catracas;
– Limitação de acesso aos elevadores a 30% da capacidade;
– Adotar regimes de escala, revezamento, alteração de jornadas e/ou flexibilização de horários de entrada, saída e almoço, sempre de forma padronizada, assim como revezar horários de utilização de espaços comuns, como refeitórios e vestiários;
– Priorizar o funcionamento com agendamento prévio e serviços online, com entrega em domicílio ou retirada no local;
– Viabilizar atendimento diferenciado para grupos de risco;
– Proibição de prestação de serviços de manobristas;
– Priorizar pagamento via transferência digital ou cartão de crédito e similares;
– Instalar barreira de acrílico no caixa, se possível, e/ou exigir utilização de máscara shield;
– Cobrir meios de pagamento com filme plástico para facilitar higienização após cada uso;
– O uso de máscara facial é obrigatório para todos (funcionários e clientes);
– É obrigação do empregador fornecer EPIs e as máscaras faciais em quantidade adequada para cada trabalhador.