Como inovar em um nicho saturado?

Você quer empreender, mas tem receio de escolher um nicho saturado? Veja neste post que é possível se destacar mesmo em uma área muito explorada.

Muitas pessoas que querem empreender têm algumas dúvidas na hora de escolher uma área de atuação por medo de investirem em um nicho saturado.

É verdade que a maioria das áreas parecem já ter sido exploradas. Porém, você precisa saber de uma vez por todas que há possibilidades de encontrar brechas que ainda precisam ser preenchidas.

E é por isso que fizemos este post. Aqui, vamos te dar 9 dicas que mostrarão como você pode inovar e encontrar boas oportunidades para empreender no seu mercado e com o assunto que você domina!

 

 

1. Entenda seu papel no seu cenário de atuação

Antes mesmo de pensar se o seu nicho está saturado ou não, o primeiro passo que você precisa tomar é escolher qual é o seu nicho. E para te ajudar, fizemos um post com 7 dicas para escolher um nicho para o seu negócio.

Depois de saber exatamente qual é a sua área de atuação, você precisa entender qual é o seu papel naquela área.

Quem é você no seu mercado?

Você é a pessoa que dá conselhos e indica produtos/serviços como um amigo? Ou você é aquele que sabe ensinar e está sempre disposto a educar sua audiência para que ela encontre soluções?

Independentemente de qual seja o seu perfil, o importante é você saber exatamente quem você é e qual imagem quer passar para o seu público. Assim, mesmo que o nicho pareça estar saturado, você conseguirá se destacar ao inovar com aquilo que faz de melhor.

2. Faça algo diferente

Independentemente da área na qual você esteja pensando em atuar, é sempre bom lembrar que mesmo um nicho saturado pode esconder oportunidades de negócios ainda não percebidas.

Um bom exemplo disso são os serviços de transporte privado urbano. Por muito tempo, uma das únicas opções que as pessoas tinham para se locomoverem de um local ao outro sem ser por transportes públicos eram os táxis. Com isso, os valores cobrados pelos motoristas eram bem elevados. Porém, em 2009, um aplicativo norte-americano chamado Uber, que disponibiliza serviços de transporte privado, foi criado.

A Uber conseguiu inovar em um nicho saturado porque foi diferente. A ideia do aplicativo, de ter pessoas trabalhando por conta própria e disponibilizar um meio de transporte mais barato, fez com que o mercado de transporte privado inovasse.

Depois da Uber, muitas pessoas acreditaram que não teria mais como inovar nesse mercado. Porém, o que vemos hoje é que, mais uma vez sendo diferente, foi possível criar novas maneiras de utilizar os transportes privados. Atualmente, quando falamos de Brasil, temos outros aplicativos que prestam o mesmo serviço, como Cabify e 99Táxi.

O que essas empresas têm feito é encontrar maneiras de suprir as demandas que as suas concorrentes ainda não resolveram. Cada uma delas, de formas diferentes, consegue se manter no nicho que parecia já estar saturado.

E por causa dessas inovações os táxis pararam de existir? Você já deve ter percebido que não. O que eles têm feito, como já dissemos antes, é prestar um serviço diferenciado para conquistar cada vez mais o público.

Por isso, não tenha medo de pensar “fora da caixinha”. Lembre-se de conquistar o seu nicho com inovações e mostre sempre o seu diferencial.

3. Procure micro nichos

Você sabe o que são micro nichos?

Dentro de uma área de atuação abrangente existem especificações, que são denominadas micro nichos. (Para entender melhor sobre esse tema, leia também o nosso post “O que são micro nichos e como encontrar o seu?”).

Basicamente, o que você precisa fazer é encontrar um segmento do seu nicho saturado que ainda não seja muito explorado.

Por exemplo:

Você entende muito sobre o mercado de maquiagens, mas sabe que, atualmente, essa é uma área que tem sido muito explorada. Antes de desistir de criar um produto/serviço para esse nicho, por que você não tenta ser mais específico?

Você pode começar fazendo uma pesquisa nos mecanismos de buscas (como o Google) e colocar a palavra “maquiagem” na barra de pesquisa. Você vai perceber que assim que digitar essa palavra, o buscador apresentará opções para completar sua pesquisa, como “maquiagem passo a passo”, “maquiagem simples”, “maquiagem para casamento”.

Nicho saturado: alto completar

Essas já são algumas ideias de nichos mais específicos. Mas para que seu produto/serviço atinja um público ainda mais assertivo, você pode pensar em micro nichos como “maquiagem de estilo romântico para peles negras”.

Quanto mais específico você for, menor será o seu público, mas é bem mais provável que ele se engaje melhor e realmente efetue compras porque você solucionará a dor exata da sua persona. (Se você ainda não sabe o que é persona, temos este texto que te explicará esse conceito e te ajudará a criar a sua).

4. Mantenha-se sempre atualizado

Entrar em um mercado muito explorado e que tem marcas já bem conhecidas é um desafio para qualquer pessoa, mas não desanime. O fato do seu negócio não ser muito conhecido não significa que você não é um especialista naquele assunto. E a melhor maneira de mostrar que você é realmente uma autoridade em um determinado tema é estudar sempre e manter-se o mais atualizado possível.

Todas as vezes que surgirem novas oportunidades ou temas diferentes dentro da sua área de atuação, tenha interesse em aprender mais. Se você se mantém atualizado e conhece tudo sobre o seu nicho, é bem provável que consiga se destacar dos seus concorrentes por ser o melhor naquilo que você faz.

Estudar nunca é demais, e quanto mais conhecimento você consegue adquirir, maiores são suas oportunidades de inovar em um nicho saturado.

5. Seja você mesmo

Um grande problema da maioria das pessoas que entram em uma área muito explorada é que elas tentam “imitar” aquilo que os experts desses nichos estão fazendo. É claro que você pode olhar as grandes marcas e pessoas mais conhecidas no mercado para se inspirar e entender o que eles fazem. Porém, o problema é tentar copiar.

Não é interessante você continuar falando aquilo que já é mostrado constantemente. A importância da pesquisa de concorrentes é explorar perceber o que já foi produzido e pensar em como você pode abordar aqueles conteúdos de maneiras diferentes.

Como dissemos no tópico 2, ser diferente é fundamental para inovar em um nicho saturado. Então, não é mostrando mais do mesmo que você terá uma grande audiência.

Você precisa ser autêntico, manter-se fiel a você mesmo. Crie conteúdos que tenham a sua cara e que ainda resolvam os problemas da sua audiência.

Todas as vezes que você mostra para o seu público que o que você faz tem muito de quem você é, há uma empatia entre você e as pessoas que te procuram. Ao reconhecerem a autenticidade em seu produto/serviço, as pessoas passam a ter mais confiança na sua marca.

6. Amplie o conceito de “inovação”

Quando pensamos na palavra “inovar”, o primeiro significado que vem a nossa mente é “criar algo novo do zero”. Se você também pensa assim, saiba que isso não é exatamente o que você precisa fazer.

É claro que seria maravilhoso ter uma ideia completamente nova, algo que ninguém nunca pensou. Mas inovar não é apenas isso.

Existem várias maneiras de ser diferente em um nicho saturado. Você pode, por exemplo, mudar a forma de pagamento do seu produto/serviço, melhorar o atendimento ao cliente, oferecer bônus para os consumidores, ampliar seu modelo de negócios, além de várias outras opções.

Entender que o conceito de inovação não é apenas ter uma ideia brilhante faz com que você comece a enxergar com outros olhos o seu mercado. Isso pode ser o que vai te fazer destacar em um nicho saturado.

7. Crie planos a curto, médio e longo prazo

Muitas vezes, acreditamos que as mudanças que precisam ser feitas em um nicho saturado só serão bem-sucedidas se forem gigantescas e precisarem de muito tempo de implantação. Porém, pequenos ajustes podem fazer muita diferença em um nicho saturado, principalmente no mercado digital, que está em constante atualização.

Não subestime uma inovação que pode ser feita em dias, semanas ou poucos meses. Independentemente do tempo que você levar para implantar aquilo que acredita ser inovador, é sempre importante testar.

Comece a pensar em como você pode resolver pequenas pendências que melhorariam o seu negócio agora e pare de focar apenas nas possíveis tendências que podem aparecer daqui 5 ou 10 anos.

8. Perceba as falhas do seu nicho

Hoje em dia, as pessoas conseguem informações de maneira muito mais prática e rápida, e é por isso que elas estão cada vez mais exigentes. Os clientes atuais, geralmente, pesquisam muito. E se você empreende no mercado digital, isso é ainda mais perceptível.

A maioria das pessoas querem ser educadas a respeito das possíveis soluções de seus problemas, e isso faz com que elas entendam melhor sobre avanços nos mercados. Por isso, pense sempre na qualidade do que você oferece aos seus clientes.

Quando alguém decide fazer uma compra, é bem provável que essa pessoa já tenha conhecimento suficiente sobre o que ela está comprando. E é nesse momento que ela percebe quais são as falhas que ainda existem nos produtos/serviços desejados.

Em um nicho saturado, essa é uma ótima oportunidade para inovar. Porque nas faltas e necessidades podemos encontrar novas fontes para trazer um diferencial ao nosso mercado.

9. Foque na sua persona

A última dica que nós separamos para te ajudar a inovar em um nicho saturado é voltada para a sua persona.

Como você viu na dica 3, as personas são fundamentais para escolher um micro nicho e criar produtos/serviços específicos para um público menor, mas mais engajado e que procura exatamente um tipo de solução. É por isso que para ser inovador você precisa sempre focar na sua persona.

Quando você sabe o perfil correto do seu cliente, consegue pensar em estratégias de inovação bem mais assertivas. Isso porque você entende quem é o seu público, conhece seus valores e suas dores, entende os costumes de consumo e sabe o que ele procura.

A dica 9 é um complemento da 8: conhecer bem a sua persona faz com que você pense em inovações que são soluções para pequenos escapes que ainda não foram solucionados em um nicho saturado.

Por fim: veja além do alcance

Se você chegou até aqui, percebeu que mesmo que o seu nicho de atuação esteja saturado, é possível inovar e sair na frente de seus concorrentes.

Como dissemos, você não precisa ter uma ideia extraordinária e fazer algo nunca visto antes. Comece aos poucos, com pequenas mudanças e ações que agreguem valor à experiência do cliente com sua marca. Tente reinventar algum formato já muito utilizado em seu nicho, teste novos modelos de venda, melhore a interface entre o seu negócio e os possíveis compradores.

Quando pensamos em inovação, não existe certo e errado. O importante é tentar algo diferente do que tem sido sempre feito e testar para ver se as pessoas gostam.

O que você precisa agora é identificar novas oportunidades dentro do seu nicho e extrapolar, sair da mesmice e enxergar além do que você já vê.

Você tem alguma sugestão de como inovar em um nicho saturado? Deixe suas dicas nos comentários e aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais.

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