Segundo a fisioterapeuta Frésia Sa, que atua com a Saúde Integrativa para tratar dores e doenças e suas causas mentais e emocionais, nossas crenças estão atuando o tempo todo. Nem todas foram escolhidas – para ela, a maioria não foi – e nem todas são positivas para o seu próprio crescimento, mas elas estão aí. “Nossas crenças foram criadas por experiências vividas, por coisas que ouvimos falar, pelo modo como fomos educados. Dependem quase que totalmente do modus operandi familiar e social em que fomos inseridos desde o nascimento. E, sem ter consciência disso, passamos a acreditar em verdades que se tornam regras e que nos impedem de crescer ou ser quem somos”, explica ela.
Tudo, exatamente tudo que fazemos tem como plano de fundo, nossas crenças: “a ideia que fazemos de alguém ou de algum acontecimento, a carreira que escolhemos, a forma como nos vestimos, os grupos sociais que escolhemos. Existem diversos caminhos, e nós acreditamos que uns são melhores do que os outros. Veja bem, nós acreditamos, o que não significa que realmente sejam”, revela Frésia.
Frésia lembra dois pontos muito importantes: em primeiro lugar, que enquanto não tomamos consciência de quais são essas crenças e de que forma elas nos ajudam ou atrapalham, continuamos sendo guiados por elas. “É quase uma lei, não tem muito como escapar”, enfatiza. E, em segundo lugar, quando nos damos conta de quais são essas crenças, temos o poder de modifica-las, quebrar o ciclo, criar novas regras, que valham efetivamente para a nossa realidade e os nossos objetivos. Segundo ela, não é tão simples, mas é uma forma de viver a vida mais leve e condizente com seus objetivos reais.
“Uma das técnicas que uso para encontrar e ressignificar crenças limitantes é o PSYCH-K®. A técnica utiliza um processo que transcende os métodos padrão de visualização, afirmações, força de vontade e pensamento positivo, facilitando a mudança no nível do subconsciente, no qual opera pelo menos 95% de nossa consciência. É especialmente eficaz nas áreas de mudança de comportamentos e hábitos, conquista de bem-estar e redução do estresse”, explica a especialista.
O que você ganha conhecendo suas crenças? Frésia responde: “liberdade. Para escolher permanecer com aquelas que fazem bem a você e ressignificar as que já não servem mais. Com o tratamento, é possível recuperar autoestima, melhorar relacionamentos, o desempenho no trabalho e inclusive a saúde física. É como retomar as rédeas da própria vida, que você nem sabia que não tinha mais”, finaliza.