Câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil

Alimentação equilibrada e realização de atividades físicas ajudam na prevenção

 

*Por Ricardo Azevedo – urologista especialista em cirurgia minimamente invasiva da Clivale Calçada  
O câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. Assunto pouco abordado entre os homens, seja por vergonha ou por falta de informação, é também a segunda causa de morte, por câncer, em pessoas do sexo masculino no Brasil. Para tentar reverter este quadro, é celebrado o Novembro Azul, mês de conscientização do câncer de próstata, importante campanha de prevenção da doença e de promoção da saúde do homem.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é de 68.220 novos casos da doença este ano. O diagnóstico precoce melhora a taxa de cura. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que os homens a partir dos 50 anos procurem um urologista para conversar sobre os riscos e benefícios do rastreamento do câncer da próstata. É importante ressaltar que homens com históricos de câncer de próstata em parente de primeiro grau, os de raça negra e os obesos mórbidos devem ir mais cedo, aos 45 anos.
O câncer de próstata é o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Quando há sinais e sintomas que indicam a doença, o paciente masculino deve buscar ajuda médica e realizar os exames, independente da idade.
Para confirmar a doença é realizada uma biópsia, que é indicada quando identificada alguma alteração no exame de sangue (PSA) e/ou no toque retal realizado por um urologista. Embora o câncer de próstata, na maioria dos casos, cresça de forma lenta e não chegue a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem, há casos em que cresce rapidamente e se espalha para outros órgãos, podendo levar à morte.
Ao contrário do que muitos homens pensam, a próstata é uma glândula que não tem qualquer relação com a ereção e nem com o orgasmo masculino. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.
Como observado anteriormente, existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata, como a idade, o histórico de câncer na família (pai, avô, irmão) e o sobrepeso e a obesidade. Para se ter uma ideia, no Brasil, a cada dia morrem 42 homens com a doença. No que diz respeito à prevenção, recomenda-se uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal.
Outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar. Os homens devem estar atentos também aos sinais e sintomas que podem indicar a doença. Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas. Quando apresenta, os sintomas são devido à hiperplasia benigna, que geralmente ocorre concomitante, como dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar,
sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Os homens devem estar atentos a tais sintomas, já que tratar o câncer de próstata na fase inicial pode evitar que se desenvolva e chegue a uma fase mais avançada. A escolha do melhor tratamento é feita individualmente, pelo médico especializado, que irá definir quais os riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente, conforme estágio da doença e condições clínicas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *