O município de Cairu, no Baixo Sul da Bahia, recebeu do Ministério do Turismo a certificação de integração no Mapa do Turismo Brasileiro com classificação A, nota máxima atribuída pelo órgão aos destinos. Dos 417 municípios da Bahia, apenas outras três receberam a mesma classificação: Salvador, Porto Seguro e Mata de São João.

Com o reconhecimento, a Cairu entra para o grupo dos principais destinos do Brasil e passa a fazer parte dos territórios prioritários para investimentos do órgão federal. Os critérios para definição da classificação são o número de estabelecimentos e empregos gerados pelo setor de hospedagem e a estimativa de turistas nacionais e internacionais.

O Mapa é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas. É o Mapa do Turismo Brasileiro que define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério.

Atualizado bienalmente, o mapa conta com 3.285 municípios em sua versão mais recente, divididos em 328 regiões turísticas. Os municípios que o compõem foram indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com Ministério do Turismo.

A Secretaria Municipal de Turismo comemorou a certificação. “O resultado é um reconhecimento dos esforços que temos empreendidos na região para incrementar a atividade do setor turístico. Temos trabalhado para capacitar os prestadores de serviços e atrair cada vez mais visitantes para as nossas ilhas”, afirma Diana Farias, secretária de turismo de Cairu.

Atrativos
Localizado a 60km ao sul de Salvador, o município possui mais de 400 km² de belezas naturais. O arquipélago reúne 26 ilhas, entre elas estão algumas das praias mais procuradas do Baixo Sul: Morro de São Paulo, Boipeba, Garapuá e Moreré. Essas localidades são destinos de nativos e turistas em curtas e longas temporadas.

O destaque é Morro de São Paulo, povoado mais famoso do arquipélago. Com praias badaladas e  tranquilas, que atraem um público de todas as idades, Morro recebe 200 mil turistas por ano, vindos de todos os cantos do planeta que se encantam com a beleza do lugar.

Uma vila charmosa, feirinha de artesanato, vários bares e restaurantes, com o melhor da gastronomia local e internacional. A pequena Vila guarda um rico patrimônio histórico, com destaque para a Fortaleza com 700 metros de muralhas, a Igreja Nossa Senhora da Luz, a Fonte Grande e o Casarão, os últimos registrados no diário de D Pedro II, durante sua visita em 1859.

Em Boipeba, o turista tem o privilégio de dar a volta a ilha e desfrutar de grandes paisagens e uma gastronomia exclusiva. Já Moreré e Garapuá são destinos ideais para quem quer silêncio, sombra e água fresca.