Brasil de Tuhu retorna a Salvador para apresentação do Concerto Didático

O programa de educação musical Brasil de Tuhu retorna a Salvador entre os dias 12 e 14 de setembro para apresentação de concertos didáticos em escolas públicas municipais, conduzidos pelo Quarteto Brasil de Tuhu (Carla Rincón, no primeiro violino, Fabio dos Santos, no segundo violino, Jade Guilhon, na viola, e William Ambe, no violoncelo) e uma apresentação única e aberta ao público no Boca de Brasa Subúrbio 360. Além dos concertos, o projeto também realiza uma Vivência Musical Continuada e Personalizada, ciclo de capacitação para educadores interessados em musicalização infantil. O Programa Brasil de Tuhu tem patrocínio da Wilson Sons e do Governo Federal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania

Com roteiro costurado pelo compositor, arranjador e autor teatral Tim Rescala, o concerto é realizado por um quarteto de cordas criado especialmente para a turnê (formado por jovens músicos e capitaneado por Carla Rincón – do premiado Quarteto Radamés Gnattali) e ganha ainda mais interatividade com a participação da atriz e cantora Maria Ceiça e do boneco Tuhu, que de forma lúdica e divertida ensinam noções básicas de ritmo, melodia e harmonia, convidando a todos a aprenderem brincando.

O pano de fundo é a história do grande maestro Villa-Lobos e no repertório estão cantigas populares compiladas por ele em seu Guia Prático, como “Fui no Itororó” e “Saltando como um saci”. Assistido por mais de 40 mil crianças em 13 estados brasileiros, o concerto tem como objetivo desmistificar o universo da música clássica para as crianças, ao mesmo tempo em que as sensibiliza para a importância da educação musical.  “A música de Heitor Villa-Lobos é uma referência para nós, músicos brasileiros. Não só pela sua riqueza, beleza e força expressiva, mas também pela sua inerente e natural brasilidade. Nada melhor do que a música de Villa para iniciar as crianças na música de concerto. Neste espetáculo, leve e lúdico por natureza, felizmente conseguimos isso, aliando música e teatro.” conta Tim.

Após os Concertos Didáticos, os alunos receberão o gibi ‘O Brasil de Tuhu’, com a história de um jovem musicista e jogos de musicalização. Além disso, todas as escolas participantes receberão um kit com materiais especialmente pensados para auxiliar os professores em atividades de educação musical em sala de aula.  “O nosso objetivo é ampliar o acesso à educação musical no país e aproximar as crianças do universo da música brasileira de concerto”, explica Paula Sued, sócia e diretora de produção da Baluarte Cultura, empresa realizadora do Brasil de Tuhu.

 

Serviços

Concerto Didático nas escolas

Local: Escola Municipal Helena Magalhães

Data: 12 de setembro de 2019

Horários: 9h e 14h

Local: Escola Municipal Bela Vista do Lobato

Data: 13 de setembro de 2019

Horários: 9h e 14h

Concerto Didático aberto ao público

Local: Boca de Brasa Subúrbio 360

Data: 14 de setembro de 2019

Horários: 15h

Ingressos: R$1,00

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *