No mês em que se celebra a Consciência Negra, o Salvador Shopping participa das comemorações reunindo nomes que se destacam no cenário atual pelo engajamento no debate acerca da representatividade, nas mais diversas esferas da sociedade. O evento ocupa a pauta do Teatro Eva Herz (Livraria Cultura) nos dias 21 e 22 de novembro (segunda e terça). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas a partir deste sábado, dia 19, no local.

O primeiro bate-papo, às 15h do dia 21, propõe a discussão do tema Mulher Negra, Estética e Empoderamento, reunindo a dermatologista carioca Katleen Conceição, especialista em pele negra e famosa por atender celebridades como Lázaro Ramos e Taís Araújo, e a antropóloga baiana Naira Gomes, uma das articuladoras da Marcha do Empoderamento Crespo Bahia, que teve sua segunda edição no último domingo. A mediação fica a cargo da jornalista Jamile Menezes, diretora da Ayo Comunicação e do SoteroPreta, primeiro portal de notícias exclusivo sobre cultura negra em Salvador. 

No dia 22, às 14h30, os convidados se reúnem em torno do tema Representatividade Importa Sim!. O bate-papo conta com a presença da filósofa Djamila Ribeiro, colunista do site Carta Capital e do blog da editora Boitempo, atualmente secretária adjunta da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Ela ganha a companhia da produtora Noemia Oliveira e do ator Orlando Caldeira, idealizadores do projeto carioca Identidades, exposição fotográfica que traz ícones populares originalmente brancos representados por pessoas negras. É a primeira vez que os autores saem do Rio de Janeiro para falar desta experiência.

O encontro ganha a mediação da influenciadora digital baiana Monique Evelle, fundadora da Desabafo Social, plataforma que desenvolve projetos que contemplam as áreas de educação, comunicação e empreendedorismo. Considerada a nova voz do feminismo negro no Brasil, ela está entre as 25 mulheres negras mais influentes da internet no Brasil, de acordo com o site Blogueiras Negras, e figura na lista de 30 mulheres com menos de 30 anos com futuro promissor, feita pela revista Claudia e pelo portal MdeMulher, da editora Abril.