Com participações de convidados nacionais e internacionais, o Balé Folclórico da Bahia (BFB) acaba de lançar o projeto “BFB on live”. Nesta terça-feira, dia 26 de maio, às 20 horas, Vavá Botelho, fundador e diretor geral do Balé, recebe uma dos principais nomes da dança no país: Ana Botafogo, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Embaixadora da Cidade do Rio de Janeiro (RJ) para um bate papo sobre dança e a cultura no momento atual. Em seguida, na quinta-feira, dia 28, o BFB on live terá como convidadas Nildinha Fonseca, coreógrafa, primeira bailarina do Balé Folclórico da Bahia, pesquisadora e professora de dança-afro contemporânea , e Tainara Cerqueira, ex-bailarina do BFB, que hoje atua em musicais no eixo Rio – SP.
As transmissões ao vivo devem acontecer, sempre às terças e quintas-feiras, no insta do Balé Folclórico da Bahia @bfdabahia tendo como convidados grandes nomes da dança no Brasil e no mundo, personalidades da cena cultural e do mundo artístico.
“As lives são um meio de nos mantermos, de alguma forma, próximos do nosso público e promovermos um diálogo sobre o momento atual da cultura, neste período em que estamos parados por causa da pandemia do Covid-19”, afirma Vavá Botelho. “Somos, seguramente, um dos principais embaixadores da cultura popular brasileira e afro-baiana para o mundo e, além do trabalho artístico, temos uma importante função social, é fundamental nos mantermos em movimento e em evidência”, explica o diretor geral da companhia.
O premiado Balé, única companhia profissional de dança folclórica no país, completa 32 anos no dia 7 de agosto, e já se apresentou em mais de duzentas cidades e 24 países, incluindo Estados Unidos, Itália, Inglaterra, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Nova Zelândia, Austrália, Alemanha, França, Holanda, Suíça, México, Chile, Colômbia, Finlândia, Suécia e África do Sul, dentre outros.
O grupo, que já foi reconhecido pela Associação Mundial de Críticos como a melhor companhia de dança folclórica do mundo, arrebatou a admiração da poderosa Anna Kisselgoff, crítica de dança do The New York Times. “O prazer dos dançarinos, músicos e cantoras em fazer o que eles fazem sobre o palco é tão obviamente parte da vida deles que contagia todo o teatro”, escreveu Kisselgoff. “Eu já assisti seus maravilhosos bailarinos em diferentes países, sempre se comunicando com o público. Crianças e adultos são tomados de imediato pelos ritmos e encantos de sua arte”, declarou a jornalista numa das suas criticas para o jornal norte-americano.
Programação BFB on live
A programação do BFB On Live nas próximas semanas contará com a participação da atriz e bailarina Claudia Raia (RJ); do cantor e compositor, Caetano Veloso (BA); da atriz, bailarina e cantora, Beth Goulart e sua mãe, a atriz Nicete Bruno (RJ); da diretora artística do Teatro Castro Alves (BA), Rose Lima; da atriz e bailarina, Ângela Vieira (RJ); da bailarina, coreógrafa e professora de dança, Tereza Cintra Monteiro (Ba); do bailarino e coreógrafo Anselmo Zola, diretor artístico da Studio3 Cia de Dança e da Semana Paulista de Dança (SP); do criador e diretor artístico da Bienal de Dança de Lyon (França), Guy Darmet; da bailarina, coreógrafa e professora de dança, Vânia Oliveira (Ba); Beth Rangel, bailarina, coreógrafa e professora de dança da Escola de Dança da UFBa; Paulo Dutra, bailarino, coreógrafo, fundador e diretor artístico do Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo (RS); Edeise Gomes, bailarina, coreógrafa e professora de dança (BA); do bailarino, Jorge Silva, professor de dança e coreógrafo (BA); Rosângela Silvestre, bailarina, coreógrafa internacional, professora de dança e criadora da técnica “silvestre” em dança afro (para o Balé Folclórico da Bahia criou as coreografias “Fêmeas”, “Ginga” e “Afixirê”, sendo esta última o carro-chefe da companhia, aclamada no mundo inteiro pela crítica internacional) e Hugo Martins, bailarino do BFB e coreógrafo (MG).
A primeira live do projeto foi na terça-feira passada, dia, 19, com as atrizes Gloria Pires e Marisa Orth, que têm um relacionamento antigo com a companhia de dança baiana. Na mesma semana, o BFB on Live, teve as participações também da coreógrafa Lia Robatto, fundadora da Escola de Dança da UFBa e Escola de Dança da FUNCEB (BA) e de Ingrid Silva, bailarina principal do Ballet of Harlem (Nova York);
Em seus 32 anos de atuação, o Balé Folclórico da Bahia já formou mais de 700 bailarinos. A maioria deles de origem muito simples, que aprenderam os primeiros passos de dança no Balé e hoje brilham em grandes companhias internacionais do mundo.
Dentre os ex-bailarinos do Balé, que ganharam o mundo, e já confirmaram presença nas lives: Slim Mello, do Ballet Bolshoi e solista do Alvin Ailey Dance Theater , em Nova York; Alan Eufor , atualmente professor de dança e de capoeira em Moscou, na Rússia; Edilene Alves, bailarina e coreógrafa de Ivete Sangalo e Leo Santana; Hugo Cortez, bailarino do musical Rei Leão na Alemanha, Holanda e Londres, músico do grupo STOMP em Londres; Rafael Leal, bailarino, ator e cantor em São Paulo; Carlos Santos, coreógrafo e professor de dança em Nova York; Guilherme Duarte, bailarino do musical Rei Leão na Alemanha e Holanda, ator e artista plástico (Alemanha); Joaquim Santana, do Complexions Dance Group (Inglaterra); Jean Salomão, bailarino do musical Rei Leão na Alemanha, Espanha e Inglaterra; E também, o ex-percussionista do Balé Folclórico da Bahia, José Luís Nascimento, que atualmente é músico atuante em diversas bandas musicais na Europa.
Para ficar por dentro da programação, datas e horários das lives, siga a página do Balé Folclórico da Bahia no Instagram @bfdabahia