Empreender no ramo imobiliário pode ser bastante lucrativo para aqueles que pretendem investir em novos negócios. Mas, além de desafiador, ingressar em um mercado que movimenta cifras milionárias e com previsão de crescimento de 10% em 2018, requer, acima de tudo, preparo. Aliando o conhecimento de mais de 30 anos como engenheiro civil e incorporador imobiliário à experiência de empreender no ramo, o autor Renato Arléo criou o livro ‘Construindo Para Vender – Guia prático para empreendedores’, que será lançado em Salvador no dia 19 de abril, às 19h, na Livraria Cultura (Salvador Shopping, 2° piso).
Como um manual de consulta, o livro destrincha a incorporação imobiliária, segmento da construção civil que se caracteriza pela venda de empreendimentos residenciais ou comerciais antes ou durante a sua construção. Com linguagem objetiva, apresenta o passo a passo de como ingressar nesse mercado promissor, aprofundando etapas que vão desde a idealização do negócio, passando pela compra do terreno, estudo de arquitetura, viabilidade econômica, desenvolvimento de fluxo de caixa, contratação da construtora, adequação às leis, até as fases de regularização do empreendimento.
Inédita no país com esse viés, a publicação é, apesar de técnica, acessível tanto aos profissionais das áreas de engenharia, arquitetura e administração, quanto para estudantes em formação e leigos que pretendem empreender em incorporação. “Como não havia nenhuma bibliografia parecida no país, decidi escrever um livro de ‘como fazer’, pensado, sobretudo, para auxiliar aqueles que estão entrando no mercado. Com os empregos em baixa, empreender em pequenos empreendimentos pode ser uma alternativa e tanto”, destaca Arléo.
Com 208 páginas, o livro conta com prefácio assinado pelo arquiteto e ex-presidente da ADEMI-BA Walter Barretto Jr, e traz ainda fluxograma, tabelas, além de anexos de gráficos e plantas baixas. O livro terá parte de sua arrecadação doada às Obras Sociais Irmã Dulce.