O Grupo Atualiza – criado há 20 anos em Salvador, especializado em cursos de pós-graduação na área de saúde, atualização e extensão –acaba de lançar o curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade Atualiza, com abertura da primeira turma já para fevereiro de 2019. A instituição também abriu 15 novos cursos de pós-graduação nas áreas de Medicina, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Multiprofissional e Enfermagem. Para a graduação, é possível ingressar por meio de vestibular ou ENEM. As inscrições para o processo seletivo da graduação e cursos de pós estão abertas e podem ser realizadas no site www.faculdadeatualiza.edu.br.

A Faculdade de Enfermagem nasce com um corpo docente composto apenas por professores com Mestrado e Doutorado, com experiência no mercado de trabalho e autores de produções acadêmicas. No prédio, localizado na Av. Juracy Magalhães, próximo ao Mercado do Rio Vermelho, há laboratórios de microscopia, biologia, química, informática e de habilidades e simulação clínica. Compõem, ainda, a estrutura a sala do Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicopedagógico (NUPE) e do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPEX), além de biblioteca com grande variedade de livros e publicações acadêmicas.

No total, são 41 cursos de pós-graduação lato-sensu – especialização nas áreas de Gestão, Enfermagem, Multiprofissional, Psicologia, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Medicina, que já capacitaram cerca de 20 mil profissionais ao longo das duas décadas de história do grupo. Entre as novidades, estão as especializações “Medicina em Urgências e Emergências”, “Medicina do Trabalho”, “Medicina do Trânsito” e “Perícias Médicas”, todos voltados para médicos. Para enfermeiros, a instituição oferece a nova pós “Enfermagem em Saúde Mental”. Na área de Psicologia, tem “Neuropsicologia” e “Psicologia Jurídica”. Há ainda “Nutrição Materno Infantil”, “Farmácia Clínica com Ênfase em Prescrição Farmacêutica”, “Fisioterapia em Terapias Manuais” e “Fisioterapia em Uroginecologia”. As novas pós multiprofissionais são “Cuidados Paliativos”, “Homeopatia”, “Saúde do Trabalhador” e “Serviço Social e Projetos Sociais”.

“Oferecemos uma diversidade de cursos na área de saúde, que possibilitam um constante desenvolvimento técnico dos profissionais”, comenta a diretora do Grupo Atualiza, Laudete Leal. Segundo a gestora, são muitos os profissionais que chegam à instituição de ensino para realizar uma especialização e, ao final do curso, acabam se inscrevendo em outras. “Notamos que é uma demanda do mercado essa interdisciplinaridade e o aprendizado multiprofissional”, afirma.

Com sede em Salvador e atuação nacional, o Grupo Atualiza é especializado em cursos e treinamentos abertos e in company nas áreas de Saúde, Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional (Atualiza Cursos), Congressos e Simpósios (Atualiza Congressos), e Publicação de Livros (Atualiza Editora) na área de saúde. Mantém convênio de Cooperação Técnica com Hospitais, Clínicas e Fundações, com o objetivo de promover e facilitar o intercâmbio cultural dos seus alunos. É credenciado como sítio pela AHA (American Heart Association) para realização de treinamentos de Primeiros Socorros, BLS e ACLS.