O astrônomo e físico brasileiro Marcelo Gleiser, de 60 anos, foi anunciado nesta terça-feira (19/3), como vencedor do prêmio Templeton, considerado o “Nobel da espiritualidade”. Nascido no Rio, Gleiser é professor da Dartmouth College, em Hanover, nos Estados Unidos, e autor de livros que discutem a origem do universo a partir da ciência e da religião.
Ele receberá também US$ 1,4 milhão (cerca de R$ 5,3 milhões).”(Gleiser é) Um dos principais proponentes da visão de que ciência, filosofia e espiritualidade são expressões complementares da necessidade humana de abraçar e explorar o desconhecido”, descreve Heather Templeton Dill, neta do criador do prêmio, em vídeo divulgado pela Fundação Templeton.
“O caminho para a compreensão e a exploração científica não é apenas sobre a parte material do mundo, e minha missão é trazer de volta para a ciência e para as pessoas que se interessam por ciência, esse apego àquele mistério. É fazer as pessoas entenderem que a ciência é apenas mais uma maneira de nos envolvermos com o mistério de quem somos”, diz o astrônomo no vídeo. Crédito: Época Negócios