*Raquel Macedo
A transformação digital é definida como a incorporação da tecnologia para aprimorar o desempenho da organização, por meio de automação e implantações de soluções a empresa ganha maior alcance e participação no mercado.
Com a pandemia, o objetivo principal é potencializar oportunidades implantando recursos tecnológicos para manter-se ativo e resiliente perante o risco de fechar o negócio.
O ambiente digital permitiu entregar soluções com comodidade sem descolamento prevalecendo o cuidado e segurança do cliente.
Empresas que conseguiram de forma assertiva comunicar seus serviços demonstrando empatia e excelência em servir ganham um espaço na memória afetiva dos seus clientes
Sabemos que para colocar em prática é preciso executar uma mudança estrutural no negócio, mesmo porque de nada adianta ter a melhor solução em tecnologia se o time não está preparado para essa nova mentalidade.
O líder precisa auxiliar na condução dos processos que afirmarão o respeito e afinidade com os desejos dos seus clientes.
Nós consumidores estamos cada vez mais conectados, informados e empoderados!
Essas evoluções comportamentais impulsionam necessidades que se interligam, potencializando as empresas a repensar suas estratégias com foco em melhorar a experiência em todos os pontos de contatos.
Não basta ter um site ou estar nos aplicativos de delivery, seu modelo de gestão sobre a análise de tendências, oportunidades e coleta de feedbacks subsidiarão os próximos passos para alcançar melhores resultados.
Todas as áreas da empresa ganham com o mar de informações que a tecnologia fornece. Segue alguns serviços que otimizam o processo através da automação e fornece tempo para atuar em etapas que requer atendimento presencial:
- RH – Processos de seleção alcançam uma redução de custo e tempo disponibilizando ferramentas on line que realizam testes para análise de perfil e provas de habilidades técnicas, direcionando o candidato com maior aderência para entrevistas virtuais.
- Treinamentos – Há diversas plataformas em ambiente virtual que possuem soluções customizadas para entrega de conteúdo técnico com o método de vendas aplicado a cada etapa de interação com o cliente.
- Atendimento ao cliente – Ganha agilidade e personalização do processo uma vez que as ferramentas de CRM – Customer Relations Manager, fornecem históricos de interações, futuras necessidades e pesquisa sobre o nível de satisfação, recomendações ou esforço diante a sua necessidade e entrega ofertada.
A aceleração da transformação digital ocasionada pela pandemia veio para deixar claro que o modo de interagir, comunicar e aferir os resultados complementam o alicerce de sustentação da sua empresa. Mas de nada adianta ter a tecnologia se não houver aptidão em servir com empatia e transformar a relação de consumo em relação HUMANA na forma comercial de existir.
*Consultora e Mentora em gestão de relacionamento com o cliente – Atitude Consultoria.