Nutricionista reforça a importância de praticar atividade física e de se alimentar bem como formas de proteger nosso organismo contra doenças.
Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) mostram que houve em um mês um salto no número de casos ativos de Covid-19 na Bahia. Se compararmos o período de um mês, quando havia 217 casos ativos no dia 13/05, com a segunda-feira, 13/06, onde tínhamos 2569 pessoas contaminadas, há uma diferença de 1083% no total registrado há um mês atrás. No Brasil, segundo o último boletim Infogripe, da Fiocruz, que analisa casos de síndromes respiratórias, o país está em tendência de aumento dos casos de Covid-19. Do total dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas últimas quatro semanas, 69% foram causados pela doença. No geral, a média móvel semanal de casos de SRAG aumentou 39,5% entre a primeira e a última semana de maio. Apenas entre os dias 29 de maio e 4 de junho, foram registrados 7,7 mil casos da síndrome. Além da vacinação, que é a principal forma de se proteger contra a Covid-19 e a gripe, ter hábitos saudáveis, como se alimentar bem e praticar exercícios, podem ajudar a reforçar a imunidade e o sistema respiratório.
Um artigo da revista científica Diabetes & Metabolic Syndrome: Clinical Research & Reviews, traz uma análise importante de pesquisadores que acompanharam pacientes com Covid-19. Eles identificaram que treinos aeróbicos contribuem para fortalecer a imunidade em geral e o sistema respiratório, podendo minimizar a morbidade e mortalidade causadas pelo vírus. A cabeleireira Luciene Santana, sabe muito bem a importância de praticar exercícios e se alimentar bem. Ela diz que há muitos anos não tem nenhum sintoma gripal. “Eu não troco minha rotina por nada. Faço pilates duas vezes na semana, vou à academia cinco vezes e em quatro dias da semana eu saio para caminhar. Gosto de manter o meu corpo em movimento, por isso me sinto mais disposta e mais forte”, disse.
A cabeleireira decidiu mudar os hábitos há dez anos quando descobriu que estava com triglicérides e colesterol alto. Na alimentação, ela prioriza tudo que trouxe de alguma forma resultados positivos para ela. “Gosto muito de comer verduras, legumes, frutas no lanche e no café da manhã e proteína em algumas refeições. Priorizo na minha alimentação o que me faz bem e não troco mais por nada essa minha forma de se alimentar”, concluiu.
Por que reforçar a imunidade?
A nutricionista do Centro Médico Mydoctor, Tainã Souza, explica que não existe um alimento isolado que melhora a imunidade. “É uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras, pobre em alimentos industrializados e associada a prática regular de exercícios que irá fortalecer o sistema imunológico. Nesse período do ano, as viroses respiratórias chegam com mais intensidade e também estamos em um momento de alta nos casos de Covid-19. Reforçar a imunidade com uma alimentação saudável e rica em nutrientes é uma das armas que temos para ajudar no combate a essas doenças”, disse.
Ainda segundo Tainã, fortalecer a imunidade ajuda o organismo a enfrentar melhor as doenças. “Precisamos ter um sistema imunológico forte para prevenir ou amenizar a gravidade de qualquer tipo de doença. A prática de atividade física regular, controlar o estresse e um sono adequado influenciam diretamente numa melhor qualidade de vida e consequentemente na imunidade. Algumas doenças vão continuar existindo e cabe a nós manter a saúde em dia para combater essas doenças da melhor forma possível”, concluiu.