Lançada no Dia Mundial da Água (22/03) deste ano, a água AMA bateu a marca de R$1 milhão em lucro de vendas. E o valor já tem destino: ajudar mais comunidades do semiárido brasileiro. AMA destina 100% de seu lucro para projetos que levam água às famílias da região mais seca do país. Já são mais de 6 mil pessoas beneficiadas com a construção de poços para captação de água ou adutora, além de uma mini usina gerada por sistema fotovoltaico para distribuição da água a um baixo custo.
Para colocar os projetos em prática, a AMA direciona os recursos para o SISAR – Sistema Integrado de Saneamento Rural – que administra a maioria dos sistemas de água rurais do Ceará. Equipes técnicas do SISAR, formadas por especialistas em recursos hídricos e assistentes sociais, dão a essas comunidades todo o suporte necessário para que as iniciativas se desenvolvam de forma sustentável e possam ser geridas pelas próprias comunidades depois que os projetos são inaugurados.
Os projetos começaram no Ceará nas comunidades de Bom Nome, em Aiuba; Carqueja do Sabino Mota, em Capistrano; Sítio Volta e Caiçara, no município de Jaguaruana; Escalvado, em Itapipoca; Quincuncá, na cidade de Farias Brito e Ventura, em Alcântaras.
“Quanto mais pessoas escolherem AMA, mais pessoas no semiárido terão acesso à água. Isto abre portas para a melhora na qualidade de vida destas famílias. Já temos planos para 7 novas comunidades, além de incentivos para projetos inovadores de acesso à água desenvolvidos por empresas júniores e startups”, comemora Carla Crippa, diretora de Sustentabilidade da Ambev e co-criadora de AMA. “Este resultado mostra que os consumidores brasileiros estão abertos a produtos com causas sociais”, complementa.
Neste ano, AMA realizou a segunda edição do Desafio AMA, que buscou empresas juniores para criarem soluções para a geração de renda no semiárido. A Sea Jr, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi a vencedora com um projeto de aquaponia, recebendo um aporte de R$ 30 mil para implementação em Sítio Caiçara.
Também lançou, em parceria com o Yunus Negócios Sociais, a Aceleradora AMA. Já foram selecionados quatro projetos inovadores para geração, tratamento e distribuição de água. Até janeiro de 2018, os empreendedores selecionados, que são dos Estados Unidos, Itália, Ceará e Bahia, terão a mentoria de profissionais especializados, de acordo com as necessidades de cada negócio, incluindo um módulo especial sobre tecnologia ministrado pela Singularity University, referência em inovação do Vale do Silício.