Burnout: Agência Titânio cria programa de atenção à saúde mental de seus colaboradores

A Agência Titânio, especialista em marketing digital B2B totalmente home office, com atuação nacional, acaba de fechar uma parceria com a startup Guia da Alma. A iniciativa, voltada para a saúde mental dos colaboradores da agência, integra o Programa Saúde e Bem-Estar da empresa, que já oferecia ginástica laboral e outros benefícios, e agora passa a disponibilizar sessões de terapia, Yoga e meditação ao vivo. O programa tem caráter preventivo e vem como resposta aos crescentes índices de esgotamento mental e físico dos profissionais de comunicação, especialmente das agências em contexto de trabalho remoto.

O Programa Saúde e Bem-Estar da Titânio vai contemplar 13 profissionais, residindo em seis estados brasileiros – Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Piauí e São Paulo. “O trabalho da agência de marketing digital demanda sempre muita criatividade e prontidão para atender as demandas dos clientes, por mais urgentes e emergentes que sejam. Sabemos que isso gera uma condição de stress que, combinada a maus hábitos alimentares e de vida, podem gerar o Burnout. A parceria com o Guia da Alma foi a forma que encontramos para atenuar a vida muito atribulada dos nossos colaboradores espalhados pelo Brasil, em home office, garantindo-lhes melhor qualidade de vida no trabalho”, explica o CEO da Agência Titânio, Roberto Gaspar.

O Guia da Alma é uma startup brasileira, focada em saúde mental, atuando como benefício corporativo com terapia online, vasto conteúdo sobre o tema e tecnologia para facilitar o acesso e garantir alta adesão dos colaboradores. Nasceu com o propósito de ajudar, principalmente, os profissionais das agências de comunicação e Startups. “No contexto de agências e segmento de tecnologia os níveis de ansiedade e demais condições adversas de saúde mental são notoriamente maiores do que a média. Isto compromete a qualidade do trabalho, que é totalmente ligado à capacidade mental das pessoas. Para estas empresas é ainda mais importante investir em soluções de saúde mental”, afirma o CEO e fundador do Guia da Alma, Rodrigo Roncaglio.

Head de atendimento da Titânio, Karin Maris é uma das beneficiadas do Programa Saúde e Bem-Estar da agência. Mãe de um bebê de seis meses, ela concilia a maternidade com o trabalho home office, em sua residência em Saquarema (RJ). Ao longo de seus 12 anos de carreira, chegou a desenvolver Burnout. “Após me tratar com o acompanhamento de uma psicóloga e de uma psiquiatra, consegui voltar a trabalhar e comecei na Agência Titânio. Esse começo foi muito importante para entender que não é todo trabalho que tem assédio moral, ou uma carga excessiva de trabalho e horas extras”, revela Karin.

Com a jornalista e redatora de conteúdo da Titânio, Iasmyn Gordiano, não foi diferente. Atualmente residindo em Feira de Santana (BA), ela trabalha em home office e participa do Programa Saúde e Bem-Estar da Agência. No passado, também desenvolveu Burnout. “Tive um quadro de ansiedade generalizado, que demandou muita terapia, remédios e a mudança de emprego. Poder trabalhar agora em uma empresa que está atenta à minha saúde mental faz toda a diferença”, reflete Iasmyn.

Doença ocupacional

O Burnout é uma síndrome caracterizada pelo esgotamento físico e mental gerado pelo estresse crônico no trabalho, que atualmente acomete cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros, segundo a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt). Atualmente, o Brasil é o segundo país com mais casos diagnosticados no mundo. De acordo com os dados mais recentes do INSS, o número de trabalhadores afastados pela doença quadruplicou de 2020 a 2023 – somente no ano passado foram registrados 421 benefícios, um aumento de mais de 1.000% em relação a 2014.