Guigga faz show com o bloco Me Leva na Casa Cultural Reggae no Pelourinho

O show, um aquecimento para o carnaval, é uma união do artista, premiado com um Caymmi de Música como melhor intérprete, com o tradicional bloco Me Leva

O artista baiano Guigga volta ao Pelourinho, em Salvador, no próximo domingo, 14 de novembro, às 15 horas, com o bloco Me Leva. O show acontece na Casa de Cultural Reggae e conta com a discotecagem de Paulinha Chernobyl e Rafaé Vitória da Conquista.

“O intuito é fazer uma grande festa de carnaval”, afirma Guigga. No repertório, canções de sua autoria, como “Xylocaína” e “Coisa de Mandinga”, além de interpretações de artistas que o inspiram, como Gilberto Gil, Caetano, Ivete Sangalo, Moraes Moreira e A Cor do Som. “Estou muito empolgado porque, depois de muitos anos, para além da pandemia, estou voltando a cantar música da Bahia e aquilo que a gente entende como axé music. Poder acessar esse repertório, me reconhecer nesses espaços e fazer show no Pelourinho com essas músicas me deixa muito eufórico”.

O momento também coincide com o lançamento do videoclipe Xylocaína, sob a direção do artista visual Felipe Bezerra (diretor do clipes Alfazema” e “Capim Guiné” do Baiana System), marcando a nova fase de Guigga. A canção esteve presente no seu primeiro álbum solo, “Divino e Ateu” – que lhe rendeu o prêmio de Melhor Intérprete Masculino na categoria Show no Prêmio Caymmi de Música e recentemente ganhou uma remixagem do DJ Mangaio (OQuadro). Assista ao clipe de Xylocaína aqui.

Bloco Me Leva

O bloco Me Leva foi fundado em 1993, em Maracás (BA), cidade natal de Guigga, levando o mesmo nome da banda liderada pelo seu pai, Sebastião. Na época, por causa da semelhança das nomenclaturas, a banda Asa de Águia precisou mudar o nome do bloco “Me Leva com Amor” para “Me Abraça”, tornando-se um dos blocos mais importantes do carnaval da Bahia e influenciando diretamente nos caminhos da banda Me Leva no interior. “30 anos depois, o Me Leva inicia os trabalhos em Salvador de forma muito espontânea. Que bom que o Asa de Águia reconheceu, naquela época, a importância da banda Me Leva”, destaca Guigga. 

Guigga

Guigga é o apelido de infância do cantor, compositor e agente da cultura Achiles Silveira Neto. Nascido em Maracás, sertão da Bahia, e filho do também cantor e compositor Sebastião Silveira, começou a cantar aos 8 anos de idade no grupo de percussão Filhos do Quilombo, em sua cidade natal.

Aos 11 anos, Guigga se tornou oficialmente vocalista da Banda Me Leva, uma banda de baile formada pelo seu pai e por outros músicos de Maracás. Como cantor da banda, gravou diversos discos e fez shows em dezenas de cidades dos interiores da Bahia, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, sempre em carnavais, micaretas, formaturas e festejos juninos, acompanhando o seu pai até o ano de 2009, quando mudou-se para Vitória da Conquista para cursar Direito na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Na UESB, conhece o também cantor e compositor Marcos Marinho, seu colega de curso, com quem forma o duo CAIM. Em 2014, após participações premiadas em festivais de música do país, a dupla de estudantes lança o disco “Ciência, Arte, Ideologia e Música”, considerado pelo site Melhores da Música Brasileira como um dos álbuns mais importantes daquele ano. A música “Disfarce”, presente no disco, foi incluída na lista das dez melhores canções de 2014. Em 2015, esta mesma canção foi indicada ao Prêmio Caymmi de Música na categoria de Melhor Canção e Guigga, ainda se apresentando como Achiles Neto, foi indicado na categoria de Melhor Intérprete. Neste mesmo ano, o maracaense venceu o maior festival de música do país, o FENAC, com a canção “Corte e Costura”, parceria com Conrado Pera, recebendo o Troféu Lamartine Babo das mãos do compositor Toninho Horta.

BANDA

Lorena Martins

Baterista há 13 anos. Formada em Licenciatura em Música pela UFBA, atua como professora e baterista na cena de Salvador. A versatilidade é sua maior característica. Lorena toca em bandas de segmentos bem diferentes em Salvador. Vai do samba, baião, música afrobrasileira de Juliana Ribeiro, ao rock da banda Monarka que faz cover do Queen e da banda Arapuka, cover do Raul Seixas. Passando pela música instrumental com a banda Geleia Solar (JAM no MAM), e pelo reggae também, com a banda Pali Fem. Recentemente está com num projeto com a cantora Ju Moraes. Já tocou com artistas do axé music também (Dennyy Denan ex-timbalada). 

Além disso, Lorena também faz parte da Hihat Girls que é um coletivo de mulheres bateristas de vários estados do Brasil, que promovem oficinas gratuitas de bateria para garotas. Ela quem promove as oficinas de Salvador/BA, tendo focado até seu trabalho de conclusão de curso nesse projeto. Tudo isso com o intuito de desmistificar a ideia de que a bateria é um instrumento masculino e dar oportunidade para todas as mulheres dentro do mercado musical. 

Alana Gabriela

percussionista, performer e graduanda em Música popular pela universidade Federal da Bahia. Nascida em salvador, Iniciou seus estudos musicais em 2012 no projeto Quabales, quando tinha 12 anos. É formada em percussão pela Associação Pracatum e Laboratório musical de jovens Rumpilezzinho. Apesar do pouco tempo de carreira, já está ativa no cenário musical de salvador e participou de festivais como Rock in Rio, jam Session Montreux, salvador jazz festival, festival da primavera entre outros. Atualmente, faz parte do coletivo Rumpilezzinho, realiza workshops, monitoria de aulas e atua como freelancer em shows de gravações.

Tarcísio Santos

Instrumentista, arranjador e compositor baiano, Tarcísio Santos é natural de Itiruçu-Ba. Mestrando em Música pela Universidade Federal da Bahia, é formado em Violão pelo Conservatório Municipal de Vitória da Conquista-BA, bacharel em Direito Pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem vasta experiência musical, já tendo atuado ao lado de nomes nacionais e internacionais, nomes ligados à canção e à música instrumental como Antônio Carlos e Jocafi, Paul Andrew, Alejandro Aviles, Christoph Müller, Marcelo Martins, Ilessi, Ana Paula Albuquerque, Filipe Moreno, Ana Barroso, Achiles Neto, Sergio Groove, Sebastian Notini, Paulinho Boca de Cantor, João Omar, Paula Lima, Ellen Oléria, Ava Rocha, Nara Couto etc. Já ministrou aulas no curso de extensão da Universidade Federal da Bahia. Hoje é coordenador e professor de harmonia e improvisação da Guitarra Criativa, curso especializado em guitarra atuante em Salvador-BA. Em 2020 gravou o seu primeiro álbum de violão solo chamado “Interior”. Venceu o 18º Festival da Educadora FM como melhor arranjador para música instrumental.

Luã

Nome completo: Luã de Almeida Pereira

Currículo: Iniciou seus estudos aos 10 anos de idade e tem como instrumento principal o piano. Graduado em composição pela Universidade Federal da Bahia e mestrando pela mesma instituição, participou de cursos e workshops com grandes referências como Ian Guest e Chick Corea. Em 2016 ganhou o Prêmio Funarte de Composição Clássica e também o Prêmio Caymmi como melhor música instrumental. Em 2018 foi premiado com o melhor arranjo para música instrumental da rádio Educadora FM e no ano de 2019 teve sua obra “Soteropolitana” vencedora do IV concurso de composição do festival Gramado in Concert. Atua no cenário musical baiano como tecladista, já gravou com artistas como Carlinhos Brown, Saulo Fernandes, Negra Cor, Tuca Fernandes, entre outros. Como pianista participou da Orquestra Juvenil da Bahia (Neojiba), Sanbone Pagode Orquestra, bem como já se apresentou com as orquestras sinfônicas OSUFBA e OSBA. No ano de  2020 Ganhou o Prêmio Funarte RespirArte  com o arranjo para piano solo “Na baixa dos sapateiros” de Ary Barroso, e em paralelo aos trabalhos como pianista e arranjador, iniciou o projeto de transcrições musicais com enfoque em música brasileira, o que  lhe rendeu o Prêmio Bossa Criativa Funarte 2020.

SERVIÇO

Bloco Me Leva | Guigga

Casa Cultural Reggae
Praça Jubiaba S/N – Pelourinho – Salvador/Ba

Data: 14 de novembro de 2021 

Horário: 15h

Ingressos: R$20,00 / R$10,00* (1° lote)

Vendas: https://www.sympla.com.br/ensaios-do-bloco-me-leva__1403016

Siga Guigga nas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/eusouguigga 

Instagram: https://www.instagram.com/eusouguigga/ 

YouTube: https://www.youtube.com/c/Guigga

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *